São Gonçalo implanta Carteira de Trabalho informatizada

CARTEIRA DE TRABALHO INFORMATIZADAA Carteira de Trabalho informatizada será disponibilizada em São Gonçalo, a partir desta quarta-feira, 09 de setembro, através de convênio firmado entre a secretaria municipal de Trabalho de São Gonçalo (Semtrab) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Os gonçalenses terão acesso à nova Carteira de Trabalho e Previdência Social que tem como principais objetivos dificultar rasuras e evitar fraudes contra o Seguro-Desemprego, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e dos benefícios previdenciários.

O secretario da pasta, Leandro Bastos, explica que o novo documento produzido em material sintético é mais resistente e trará mais segurança aos trabalhadores.

“A nova carteira tem capa azul em material sintético mais resistente que o usado no modelo anterior, é confeccionado em papel de segurança e traz plástico autoadesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo. Os dados mais visados por falsificadores. Todas as informações pessoais do trabalhador e sua fotografia são impressas na carteira no momento da emissão. Na carteira manual antiga, as informações eram preenchidas à mão. O município de São Gonçalo é um dos pioneiros na implantação do novo modelo, e a parceria com o MTE representa um avanço nas políticas públicas de atendimento ao trabalhador no município”, destacou.

Os interessados deverão comparecer à Semtrab, situada na Rua Uriscina Vargas, 36, no bairro Mutondo (Anexo da PMSG, em frente ao 7º Batalhão de Polícia Militar), munidos dos seguintes documentos: Em caso de 1ª Via: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência com o CEP atualizado. O atendimento será das 9h às 16h. A retirada do documento será realizada na própria secretaria, no prazo de sete dias úteis.

No caso da 2ª Via: os mesmos documentos listados anteriormente, sendo que em caso de inutilização deverá ser apresentada a CTPS anterior; e em caso de perda ou extravio, deverá ser apresentado o boletim de ocorrência, além de algum documento em que conste a numeração da CTPS anterior.

Sobre o autor

Deixe um comentário