Escolas de samba tem material destruído em Niterói

Equipes da Secretaria de Obras retiraram as alegorias e amontoaram do lado de fora (Reprodução Facebook)

Dirigentes das agremiações de samba em Niterói, que usavam como barracão para a montagem e guarda de carros alegóricos um dos galpões do extinto 4º Grupo de Companhias de Administração Militar (Gcam), no Barreto, Zona Norte, tiveram uma surpresa nada agradável na manhã de ontem.

Segundo eles, durante o “feriadão” da Semana Santa, equipes da Secretaria de Obras retiraram as alegorias do local e amontoaram do lado de fora. Cerca de 30 carros alegóricos maiores e vários adereços e esculturas foram destruídos. O prejuízo das agremiações foi estimado em cerca de R$ 1 milhão.

Representantes das agremiações foram ao local e alguns chegaram a chorar ao se depararem com o problema. Segundo informou o presidente da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn), André Nogueira, ele quer saber por que não houve notificação sobre a retirada do material das escolas, já que houve a ação sem o consentimento dos representantes das agremiações.

“Nós tivemos um prejuízo de quase R$ 1 milhão. Por que ninguém da prefeitura me procurou para retirar o material? Nós faríamos um mutirão aqui e tiraríamos tudo, agora o que não pode acontecer é quebrar todo o material das 27 agremiações do Grupo especial, enredo e embalo.”

Segundo informou André, no último dia 23 de fevereiro, dias após o Carnaval, o prefeito Rodrigo Neves recebeu em seu gabinete os representantes das escolas campeãs para parabenizar o todos pelo brilhante trabalho realizado no Carnaval de 2015 e anunciou uma série de medidas para o Carnaval 2016.

“Entre as medidas estava a escolha de uma área permanente para funcionar como barracão em duas áreas que estavam em análise da Neltur e da Uesbcn no Centro de Niterói e em São Lourenço. Enquanto a área não fosse escolhida, as escolas teriam o direito de permanecer no Galpão do 4º GCam, que funcionava como “barracão das escolas há cinco anos”, disse.

Ainda de acordo com o presidente da Uesbcn, haverá nesta terça-feira, 8h30, uma reunião com representantes das escolas, Neltur e secretaria Executiva da Prefeitura de Niterói.

Sobre o autor

Deixe um comentário