Itaboraí homenageia lutadora medalha de bronze no Pan

Íris entre as crianças de Porto das Caixas -1Itaboraí recebeu com festa nesta sexta-feira (24) a atleta Íris Tang SIng, medalha de bronze no Taekwondo durante os Jogos Pan-Americano de Toronto, no Canadá.

Recepcionada no aeroporto pelo prefeito Helil Cardozo e cerca de 15 crianças de escolas municipais, ao chegar à cidade, a lutadora desfilou em carro aberto pela Avenida 22 de Maio e seguiu até Porto das Caixas, onde a comunidade local preparou uma recepção especial para íris e seu treinador, Diego Ribeiro.

“Essa medalha é de todos nós. Sou muito grata à torcida de todos vocês. Sem o apoio da comunidade, talvez eu não tivese conseguido”, disse a atleta do alto de um trio elétrico, ao lado do prefeito e de seu treinador.

É em Porto das Caixas, distrito de Itaboraí, que Íris Tang Sing treina e reside. Em parceria com a Prefeitura, ela é madrinha de um projeto que ensina taekwondo para cerca de 70 estudantes de escolas municipais da cidade. As aulas são ministradas por Diego Ribeiro e mais dois auxiliares. A atleta, sempre que possível, também atua como professora.

“Temos imenso orgulho de financiar esse projeto e de ver o bem que a Íris e o Diego estão fazendo para essas crianças. Eles são um belo exemplo de que, com garra, dedicação e disciplina, sonhos viram realidade”, diz o prefeito Helil Cardozo. “Mesmo com todas as dificuldades que Itaboraí enfrenta, vamos manter e ampliar essa ação”.

O trabalho com os estudantes do município foi iniciado durante a atual gestão municipal, após Íris e Diego proporem ao prefeito a realização do projeto em Porto das Caixas. Além de proporcionar aos alunos a oportunidade de integração social por meio do esporte, a contratação do treinador e de seus assistentes auxiliou no financiamento das viagens para que a atleta pudesse se aperfeiçoar e competir no exterior.

Íris e Helil Cardozo na chegada a Porto das Caixas-1“No início do projeto, a Íris ainda estava buscando uma colocação mais expressiva nos rankings mundial e olímpico, e não tinha as condições financeiras e apoios que têm hoje. O salário que a Prefeitura paga a mim e a meus auxiliares por nossa atuação no projeto era utilizado para ajudar com as despesas de viagem e preparação para as competições internacionais”, lembra Diego.

“Hoje, utilizamos esse recurso para auxiliar os novos atletas da academia que já estão trilhando o caminho da profissionalização, mas não têm como bancar as despesas”.

Diego Ribeiro é uma das maiores revelações entre os treinadores brasileiros de taekwondo. Além de Íris Tang Sing, ele também é o responsável pela descoberta e formação de Davilani Cruz, outro lutador de Porto das Caixas que integra a seleção brasileira.

Um dos integrantes do projeto que já começa a despontar entre os estudantes da rede municipal é o jovem Bruno Gonçalves, 15 anos. Aluno da Escola Municipal Símaco Ramos de Almeida, ele já integra a equipe principal da academia Diego Taekwondo Team, e está prestes a conquistar a sonhada faixa preta.

“Estou me preparando para fazer o exame para a troca de faixa ainda este ano. É um sonho para mim. Espero ir tão longe quanto a Íris, que é uma grande incentivadora e um exemplo para todas os jovens de Porto das Caixas”.

Sobre o autor

Deixe um comentário