Desfile cívico escolar celebra os 182 anos de Itaboraí

No dia em que Itaboraí celebrou seus 182 anos de emancipação político-administrativa (22/05), a comemoração partiu da educação. Em um belo desfile cívico, mais de cinco mil pessoas desfilaram em 71 alas, representado escolas municipais, particulares, entidades e programas sociais.

“Fico muito emocionado em conseguir realizar esse desfile, mesmo em meio às dificuldades orçamentárias que nossa cidade está passando. Só tenho a agradecer aos funcionários envolvidos na organização pelo empenho e aos alunos pela alegria e festividade que marcaram esse evento” – disse o prefeito Helil Cardozo.

A abertura do desfile ocorreu às 8h30min, com a banda da Guarda Municipal. Foram mais de 5h de solenidade até o encerramento, com um grupo de cavaleiros de Itaboraí dando a volta na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro.

“Esse é um momento de grande tradição em nossa cidade. É a hora em que as escolas se unem para revelar seus brilhantismos e demonstrar a cultura de Itaboraí. Foi maravilhoso” – disse Marcelo Souza, secretário municipal interino de Educação e Cultura.

O desfile uniu cidadãos de todas as faixas etárias, como Neusa Baptista, 69 anos, doméstica, moradora do Centro de Manilha.

“Sou nascida e criada em Itaboraí e, sempre que pude, fiz questão de acompanhar o evento. Acho muito legal as escolas se organizarem para manter viva essa tradição – disse Neusa.

A pequena Mirela, 6 anos, moradora do Jardim Imperial, também esteve presente, desfilando pelo Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Visconde de Itaboraí, a primeira escola a entrar na praça.

“É a terceira vez que eu venho. Gostei muito. É legal demais” – disse, acompanhada de sua mãe Vanessa Andrade, 36, cozinheira.

Quem também marcou presença foi a atual terceira colocada no Ranking Mundial de Taekwondo Feminino até 46kg, Iris Tang Sing. Ela desfilou junto aos alunos do programa da Secretaria de Educação e Cultura que leva o seu nome e ensina a arte marcial a estudantes de escolas da rede municipal de ensino.

“Acabei de voltar do Mundial na Rússia e fiz questão de comparecer aqui. É uma emoção muito grande participar desse evento em minha cidade” – falou a campeã, ao lado de seu treinador e professor do projeto, Diego Ribeiro.

Sobre o autor

Deixe um comentário