Prefeitura de SG inaugura mais uma unidade de saúde

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Prefeitura de SG inaugura mais uma unidade de saúde

Prefeitura de SG inaugura mais uma unidade de saúde

A Prefeitura de São Gonçalo inaugurou na tarde desta quinta-feira, dia 11 de dezembro, a Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Elza Borges, no bairro Santa Luzia.

A unidade irá beneficiar aproximadamente 4,5 mil pessoas cadastradas na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e conta com uma equipe que abriga o programa “Mais Médicos”, com consultório e uma equipe de odontologia capaz de atender 400 pessoas por mês. Entre os serviços e exames oferecidos estão preventivo, vacinação, curativos, assistência farmacêutica e grupos de gestantes, tabagismo, hipertensão e diabéticos.

“É uma honra estar na inauguração do posto de saúde aqui em Santa Luzia. Nossa prioridade é trabalhar por todos os nossos distritos levando saúde a cada um deles”, ressaltou o prefeito Neilton Mulim.

“A Saúde precisa trabalhar 24 horas por dia. Só assim conseguimos avançar em direção à população. Saúde é prevenção, e é isso que queremos oferecer”, afirmou o secretário de Saúde, Abel Martinez.

A unidade conta com uma equipe do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários.

No local, a população também será atendida pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). A equipe do Nasf é composta por profissionais de diversas áreas, como nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, educadores físicos, psicólogos e farmacêuticos. Além disso, os moradores terão à disposição grupos terapêuticos, orientações e atividades físicas.

A aposentada e moradora do bairro, Norma de Souza Coelho, 62 anos, comemorou a inauguração da unidade.

“Até hoje eu ia em outros bairros para conseguir médico. Muitas das vezes ia a pé até Alcântara, Coelho, Jardim Catarina. Com a inauguração desse posto, não vou precisar mais ir tão longe para conseguir um médico. Vou ter tratamento perto de casa. O meu neto é que fica feliz, pois vou poder ficar mais tempo com ele”, disse a aposentada.

O nome da unidade, que faz parte do processo de ampliação e reforma da rede de saúde municipal, é uma homenagem a uma falecida moradora do bairro, Maria Elza Borges. Este ano já foram inauguradas as Unidades Básicas de Saúde Jardim Bom Retiro, Mutuá, Guaxindiba e Jardim Catarina.

You may also like...