O município de São Gonçalo vai ganhar um teatro. A novidade foi anunciada pelo prefeito Neilton Mulim durante a reabertura da Lona Cultural Lídia Maria da Silva, no Jardim Catarina, na manhã deste sábado, dia 28 de março.

“No mês que vem vamos publicar o processo licitatório para a construção do nosso teatro. Nossa cidade tem uma população superior à de 14 capitais brasileiras. Somos o segundo município do Estado do Rio, com mais de 1 milhão e 200 mil de habitantes, e outros municípios menores já possuem teatro. Os gonçalenses também merecem ter um”, ressaltou Neilton, lembrando que em 2014 foram entregues 62 quilômetros de pavimentação e que esse ano serão investidos mais de R$ 168 milhões em obras de drenagem pavimentação, esgotamento sanitário e distribuição de água em vários bairros.

“Esse pacote de obras é importante, mas também é muito importante pavimentar e sanear a mente humana. A cultura faz parte de todos nós e um teatro terá grande importância para a população e também para os artistas gonçalenses que merecem ser valorizados”, enfatizou.

O anúncio levou ao delírio os presentes na lona cultural, que tem como principal objetivo estimular e promover o acesso à cultura através de oficinas oferecidas gratuitamente à população – entre elas, capoeira, dança, ginástica, teatro e desenho.

“Sempre que tem evento eu trago a família. Saber que vamos poder ir ao teatro sem precisar ir para outras cidades é motivo de comemoração. Até porque temos muitos artistas gonçalenses que também vão ter um espaço para se apresentar mais perto de casa”, disse a professora Glória Salles, 37 anos.

O autônomo Josué da Conceição Batista, 39, ficou feliz com a volta das atividades na lona.

“Minhas filhas fazem aula de desenho. É uma atividade que aperfeiçoa quem tem talento e incentiva as crianças, além de ser um ótimo passatempo. Elas estavam paradas desde que a lona fechou para as obras. Estão animadas com o retorno”, revelou.

O espaço tem capacidade para cerca de 150 pessoas sentadas na arquibancada e 300 em pé sob o espaço da lona. Além das oficinas, que acontecem de segunda a sexta-feira, haverá eventos culturais e artísticos todo último domingo do mês.

“Queremos oferecer cultura e entretenimento de graça e ao mesmo tempo de qualidade”, enfatizou o presidente da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), José Antônio Machado.

Para marcar a reabertura da lona cultural do Jardim Catarina, houve uma homenagem a George Gomes Savalla – o Palhaço Carequinha, em lembrança ao Dia Nacional do Circo, comemorado na última sexta-feira, dia 27. Duas filhas do artista, Sílvia e Marlene Gomes, estiveram presentes.

Além de pipoca, algodão doce, refrigerante e água distribuídos gratuitamente, crianças e adultos assistiram a um teatro de fantoches e a apresentações de capoeira e danças, como balé e hip hop.

Quem quiser se inscrever em alguma das oficinas oferecidas na Lona Cultural Lídia Maria da Silva deve se dirigir pessoalmente ao local, na Praça Valfrido Rocha, na Avenida Albino Imparato, em frente ao Posto de Policiamento Comunitário (PPC) do 7°BPM (São Gonçalo).

 

Sobre o autor

Deixe um comentário