Ao lado de premiados, Niterói expõe também novos artistas

SONY DSC Valorizar a arte e incentivar novos artistas são as propostas do 4° Salão de Artes Visuais de Niterói. A exposição reúne obras de 15 artistas de vários estados e terá vernissage na quinta-feira, 25 de fevereiro, às 19h, na Aliança Francesa. A instituição promove o evento em parceria com o Instituto Cultural Germânico (ICG), através do Centro de Cultura França-Alemanha de Niterói.

Pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, esculturas, vídeos e instalações poderão ser conferidos simultaneamente na Aliança Francesa de Niterói e no ICG, ambos em Icaraí. Apresentando diversidade, o 4° Salão de Artes Visuais terá obras de premiados artistas, como o publicitário e designer Gabriel Grecco, que participou do International Fine Arts Competition 2014, nos Estados Unidos. O niteroiense ficou entre os dez artistas mais originais da competição e recebeu uma menção honrosa. A pernambucana Thaisa Figueiredo também marcará presença na mostra. Suas fotografias retratam cenas do dia a dia familiar e já foram finalistas em concursos na Espanha, Portugal Hungria e Cabo Verde.

Os visitantes poderão conhecer ainda as fotografias impressionistas do paulistano Giancarlo Giannelli, que expôs ano passado no Museu de Arte Contemporânea de Campinas. Francisco de Paula Vieira é outro artista de destaque da exposição. As obras desse sul-mato-grossense já foram selecionadas para importantes concursos, como o World Photography Awards e International Digital Photographic Exhibition, sendo em uma delas destaque no Prix de la Photographie, Paris.

Peças do artista plástico Casanova também estarão na exposição. O fluminense, que começou a desenhar para não perder os movimentos da mão direita após um acidente, já teve trabalhos expostos no Brasil e exterior e foi campeão no Concurso Nacional Artes do Exército em 2013. O mato-grossense Ordí Calder, premiado no China International Photographic Art Exhibition, também leva suas fotografias e gravuras ao 4° Salão de Artes Visuais de Niterói. Estarão presentes ainda: Amanda Amaral (ES), Bya Medeiros (MG), Eliane Gallo (SP), Luana Lobato (RJ), Marcelo Gomes (RJ), Marcos Castro (SP), Marques (RJ), Jesus Rodriguez (RJ) e Rogério Esmanhotto (PR).

arte2Criado pela Aliança Francesa e o ICG em 2006, o Centro de Cultura França-Alemanha tem por objetivo estimular a produção artística e estreitar os laços entre esses países e Niterói. “É com muito prazer que vamos reunir pela quarta vez diversos artistas em nossa cidade por meio do Salão de Artes Visuais. Entre dezenas de inscritos, selecionamos obras que se destacam pela originalidade, qualidade técnica e a criatividade”, diz o diretor do ICG, Ricardo Freitas. “Além de evidenciar as potencialidades de cada um desses artistas, a mostra valoriza e fomenta a cultura no município”, acrescenta a diretora da Aliança Francesa de Niterói, Peggy Giordano.

Serviço: O 4° Salão de Artes Visuais de Niterói terá vernissage no dia 25 de fevereiro, às 19h, na Aliança Francesa de Niterói, e pode ser visitado de 26 de fevereiro a 24 de março nas duas instituições.

Aliança Francesa – de segunda a sexta-feira, de 9 às 20h30 e sábado, de 9 às 12h (Rua Lopes Trovão, 52 – Icaraí / 2610-3966).
Instituto Cultural Germânico – de segunda a sexta-feira, de 15 às 20h. (Av. Sete de Setembro, 131 – Icaraí / 2714-0879).
Entrada: franca
Classificação: livre

Deixe um comentário