Casos de Tuberculose caem no País e Itaboraí comemora redução

tuberculoseNo Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, celebrado na quarta-feira (24), o município de Itaboraí tem o que comemorar. Isso porque, a incidência da doença caiu 44% em comparação com 2013, quando o Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT) passou por uma reestruturação. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2013 eram registrados 51,1 casos a cada 100 mil habitantes. Agora, esse número é de apenas 34,1.

“Esse resultado não é por acaso”, explica a coordenadora do PMCT, Maria José Pereira que pontuou uma série de iniciativas, entre elas, a inauguração da nova sede do Programa, que abriga também o Laboratório Municipal de Saúde Pública Municipal. Neste local, cerca de 2.300 pessoas foram beneficiadas desde ano passado e, atualmente, realiza em média 300 exames de baciloscopia por mês. O exame é o principal método no diagnóstico e controle da doença.

“Todos os pacientes em tratamento no município são acompanhados por profissionais de saúde, além de psicólogos e assistentes sociais. A Prefeitura também mantém em funcionamento o serviço de entrega de cestas básicas mensais a quem se submete ao tratamento”, explica Maria José.

Além da queda no número de casos, Itaboraí também alcançou outro resultado positivo: o percentual de familiares que convivem com o doente e que são acompanhados pelos profissionais da prefeitura saltou de 43% em 2014 para 60,4% em 2015.

Ações comemorativas

Para comemorar o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose a equipe do Programa de Controle da Tuberculose realizou, na manhã dessa quarta-feira (23), um “Abraço Grátis” no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior (HMDLJ). O evento teve o objetivo de mobilizar a população sobre a importância do combate a doença e ensinar como identificar os sintomas.

Vestidos com roupas e perucas coloridas a equipe foi em todos os setores do hospital realizando pequenas palestras, cantando músicas e abraçando a todos que encontravam.

“Todos gostam de um abraço. Ele conforta e faz muito bem. Realizamos esse trabalho durante todo o ano, mas nessa semana intensificamos as ações e obtemos bons retornos”, explicou Maria José.

A semana de comemoração vai até o próximo dia 31 com a seguinte programação:

30/03 – Encontro com grupo de pacientes em tratamento para troca de experiência e esclarecimentos, na sede do PMCT, Av. Vereador Hermínio Moreira, 9, no Centro – às 9h

31/03 – IV Seminário de Avaliação e Fórum de Pesquisas Operacionais, no Salão Nobre da Prefeitura – das 8:30 as 13h

Deixe um comentário