“Rock na Pista” integrará o circuito do “Dia da Música”
O projeto “Rock na Pista” fará parte da segunda edição do “Dia da Música”. O festival, que acontecerá no dia 18 de junho de 2016, realizará shows de novos artistas em palcos de rua no Rio de Janeiro e em São Paulo e apoiará uma rede de espaços e grupos dedicados à promoção de música autoral em todo o Brasil. E o “Rock na Pista” foi um dos contemplados para receber esse apoio e incluir São Gonçalo no circuito musical.
Com início marcado para as 16h, o evento será realizado no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), localizado na Avenida Presidente Kennedy, 721 – Centro. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Nesta edição, cinco bandas autorais, inscritas também através do site do “Dia da Música”, se apresentarão.
De acordo com Guilherme Carvalho, um dos produtores do “Rock na Pista”, ter sido selecionado para receber esse apoio trará um reconhecimento nacional para o cenário underground do município. “O Dia da Música deste ano contará com mais de 50 palcos apoiados em 12 estados brasileiros e um deles será em São Gonçalo, graças ao Rock na Pista. Vale ressaltar que estamos, atualmente, entre os dez palcos mais votados em todo o Brasil e o voto do público é muito importante para nós, uma vez que os dez primeiros colocados receberão um prêmio do festival ao final da votação”, explicou.
Para votar no palco gonçalense do “Dia da Música”, basta acessar o link: http://www.diadamusica.com.br/rocknapista. As bandas Maya, Novos Boêmios, Prioridade SG, Punching Namard e Sephyrah subirão ao palco para apresentar seus trabalhos autorais, passeando por diferentes vertentes do rock.
Com incentivo da secretaria de Turismo e Cultura de São Gonçalo, o projeto “Rock na Pista” chega em sua 10ª edição e está, há mais de dois anos, apoiando e ampliando o cenário para bandas do rock underground. Para se inscrever para tocar nas próximas edições, as bandas devem comparecer aos eventos e fazer o cadastro no local.
Sobre as bandas
MAYA é uma banda voltada para um rock n’ roll psicodélico bastante difícil de conceituar, que apesar de fundar raízes em meados dos anos 70, sem dúvida é um projeto inovador, utilizando de conceitos poéticos, além de jazz e blues e até o heavy metal. “É como uma real ilusão, algo que é completamente novo, mas que parece que você sempre conheceu”. Se você já foi em algum show, se já ouviu alguma música ou se se interessa em conhecer, bem-vindo! Formada por: Gimmy – Vocal & Guitarra / Thiago Alves – Bateria / Renan Weignater – Baixo.
NOVOS BOÊMIOS Formada em 2013, a banda gonçalense vem contando com uma ótima frequência de shows no Rio de Janeiro, em cidades como São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Maricá.
O trabalho autoral dos Novos Boêmios conta com um repertório já conhecido pelos seus seguidores, fãs e amigos. Músicas como “Mesma Reza”, “Rolé” e “É tão bom ficar a toa!” tem letras simples, fáceis de grudar e muito peso. As influências passeiam pelo rock nacional dos anos 80 e internacional dos anos 90, com elementos do rock misturados a outros ritimos como blues e ska.
Os meninos transformaram seus esforços em diversão e entretenimento para todo público. Os shows são animados e viscerais, e a dinâmica no palco é explosiva e contagiante.
PRIORIDADE SG Surgiu no ano de 2002, todos os integrantes da banda são nascidos e ou criados na cidade de São Gonçalo, uma cidade onde praticamente não há investimento em cultura e mesmo assim possui uma infinidade artística de todos os gêneros, e que normalmente não tem oportunidade de mostrar o seu trabalho. Dai vem o nome PRIORIDADE SG.
Com a proposta musical e artística de mesclar o hip-hop com os mais variados estilos da música popular brasileira e internacional a banda PRIORIDADE SG é formada por instrumentistas, (Bateria, Guitarra, Baixo, Sax) e representantes dos 4 elementos da cultura hip-hop (Dj, Mc, Break Dance e Graffiti).
PUNCHING NAMARD Fundada por Thiago Xavier (violino e tinwhistle) e Alexandre Manjuba (voz), a banda Punching Namard surgiu em meados de 2012 com a ideia de misturar o peso e a sujeira do punk tradicional com os fraseados melódicos e os diversos instrumentos da música folk irlandesa e celta, tendo como influência bandas como Flogging Molly, Fiddler’s Green e The Real McKenzies.
A entrada dos demais músicos que completaram a formação atual, assim como aqueles que já passaram pelas antigas formações, trouxeram influências musicais que possibilitaram uma maior riqueza nas composições e uma diversidade ainda maior no estilo musical.
A banda passou pelos palcos de algumas casas como Lapa Irish Pub, Heavy Duty, Rio Rock & Blues, Castle of Vibe, Vila St. Gallen, entre outros. Recentemente lançou seu primeiro EP homônimo como mídia digital, que contém cinco de suas músicas autorais e pode ser ouvido gratuitamente no seu canal oficial no youtube, Rdio, Deezer ou spotify.A formação atual é composta por: Alexandre “Manjuba” – Voz, Thiago Xavier – Violino, Tin Whistle, Bandolim e Backing Vocals, Sidney Santana – Baixo e Backing Vocals, Rafael “Morango” – Guitarra e Backing Vocals, Silas Mendes – Banjo, Bandolim, Acordeon e Backing Vocals e Leo Peccatu – Bateria e Bodhrán.
SEPHYRAH A banda foi formada em 2014 por Kevin Serpa (baterista) Kauê Fontes (baixista) Gabriel Serrano (teclado) Luiz Carlos (guitarrista), mas tarde colocando Larissa Medeiros no vocal.
A banda tem como influências Dream Theater, The Word Alive, Faling in Reverse, Enter The Shikari, We Butter the Bread With Butter, Epica, Nightwish , Periphery , Primus entre outras.
O “Dia da Música”
Inspirado pela “Fête de la Musique”, que surgiu na França há mais de três décadas e está presente em mais de 700 cidades em todo o mundo, o “Dia da Música” estimula o circuito de música independente no Brasil.
Em sua primeira edição, o festival contou com dezenas de palcos e shows de mais de 100 artistas de destaque na nova música brasileira como Ava Rocha, Rico Dalasam, Psilosamples, Mahmed, Lê Almeida, O Terno, Omulu, Carne Doce, Negro Leo, E A Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante, Quarto Negro, André Whoong, entre outros.
Serviço
Rock na Pista apresenta: Dia da Música 2016
Atrações: Bandas Maya, Novos Boêmios, Prioridade SG, Punching Namard e Sephyrah.
Local: Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão)
End.: Avenida Presidente Kennedy, 721 – Centro, São Gonçalo – RJ, (Ao lado do SESC/SG)
Data: 18/06/2016 (sábado).
Horário: 16h.
Entrada: Franca.
Censura: Livre.