Dezembro ao som do Rock na Pista
Nem só de músicas natalinas vive o mês de dezembro. O rock vai garantir seu espaço na quinta edição do “Rock na Pista”, que acontece no próximo sábado (06/12). As bandas Mírah, Dr. Dope, Newsonic e Bill & Os Sortudos embalarão a noite dos presentes no show que ocorre na Lona Cultural George Savalla Gomes (Palhaço Carequinha), na Praça Zé Garoto (Estephânia de Carvalho), localizada no bairro de mesmo nome, a partir das 16h. A entrada é gratuita e a classificação é livre.
Com incentivo da secretaria de Turismo e Cultura e da Fundação de Artes de São Gonçalo, a iniciativa, que já está se consolidando no município, consiste em apoiar e ampliar o cenário para bandas do rock underground. O projeto reúne talentos de São Gonçalo e Niterói e é sempre realizado em parceria com o Arariboia Rock.
De acordo com o superintendente de Operações Culturais da secretaria de Turismo e Cultura de São Gonçalo, Guilherme Carvalho, que coordena o “Rock na Pista”, essa continuidade do projeto está sendo fundamental para a promoção do cenário no município: “Como estamos fazendo com que o evento tenha certa periodicidade, torna-se possível cativar um público fiel. O Rock na Pista está se tornando mais um instrumento para ocupação dos espaços urbanos e também uma importante ferramenta de fomento à cultura”, enfatizou.
“Nossa cidade possui muitos talentos na área musical e a ideia é oferecer mais opções para os artistas e para a população. Esse projeto é uma oportunidade de ampliar o acesso dos gonçalenses aos trabalhos de novos artistas. Nosso principal objetivo é oferecer todas as vertentes culturais para que as pessoas tenham opções de escolha”, explica o secretário de Turismo e Cultura e presidente da Fundação de Artes de São Gonçalo, Michel Portugal.
As bandas:
Quatro meninas, com vontade de fazer algo bem diferente e com um interesse em comum: a boa música. Assim surgiu a banda Mírah, que tem em seu nome a síntese do que a música significa para essa gente: “Olhem pra nós! Ouçam-nos, porque temos algo importante pra dizer!”. Com influências trazidas por cada uma, que vão de Led Zeppelin, Metallica, System Of A Down ao Kansas, Journey e Halestorm, fazendo a banda passear desde os clássicos até os novos ícones do rock, as integrantes da Mírah (Amanda Respício – vocal e guitarra; Fernanda Seilhe – guitarra e vocal; Estela Yoshimitsuy – bateria; Mayara Palmeira – baixo) não pretendem fazer da música um hobby, mas uma profissão, o seu oxigênio, as suas vidas.
A Dr. Dope é uma banda de hard rock brasileira, formada em 2014 na cidade de São Gonçalo, tendo como integrantes Fellipe Vilas Bôas (vocalista), Rafael Rio Branco (guitarra), Ivy Saavedra (guitarra), Diego Néo (baixo guitarra) e Fabiano Teixeira (bateria). Atualmente a banda está gravando o seu primeiro álbum “Out of line”, com lançamento previsto para 2015.
Falando sobre composições e sonoridades, as influências da Dr. Dope, dentre outras, são: Led Zeppelin, AC/DC, Aerosmith, Rolling Stones, Lynyrd Skynyrd, New York Dolls, David Bowie, Iggy Pop & The Stooges, Hanoi Rocks, Motley Crue, Poison, Dangerous Toys, Guns N Roses, Skid Row, Faster Pussycat, London Quireboys, Black Crowes, Screaming Trees, Soundgarden, Stone Temple Pilots, Blind Melon, Hellacopters, Jeff Buckley, Jets e R.E.M.
A banda Newsonic nasceu, em março de 2011, com a proposta de dar vida ao material autoral focado nas mais diversas influências de seus membros, indo do rock alternativo à música eletrônica, com letras retratando temáticas contemporâneas e comuns a todos.
Em junho de 2013, lançaram seu álbum de estreia, totalmente autoral e de forma independente, chamado “Novos Rumos”, contendo onze faixas, mais uma faixa bônus. Paralelamente, o Newsonic também realiza trabalho como banda tributo, apresentando um set repleto de sucessos de bandas e artistas como: Europe, Survivor, Journey, Whitesnake, Bon Jovi, Mr. Big, Guns N Roses, Skid Row, Pearl Jam, The Outfield, Michael Jackson, Bush, The Killers, Silverchair, The White Stripes, entre outras.
A formação atual da banda é: Anderson Khross (vocais e teclados), Biel Oliveira (guitarra), Leandro Felício (guitarras), Leo Coutinho (baixo) e Júnior Nunes (bateria).
Já Bill & Os Sortudos, banda de rock da cidade de São Gonçalo, Rio de Janeiro, nasceu da necessidade de cinco amigos de fazer rock puro, sem rótulos ou afins. Misturando tudo com um monte de coisas, Bill & Os Sortudos chegaram a seu som atual, que tem influências de rock dos anos 70, grunge, punk, jazz, surf music e um monte de piadas.