Reunião do GGIM: Polícias Civil e Militar receberão reforço em Niterói

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e representantes das polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e secretários municipais participaram na manhã desta segunda-feira (30/3) da reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

Durante o encontro, foram tratados diversos temas. Entre eles, o reforço de 100 policiais que o 12º BPM vai receber em abril, a futura mudança da base operacional da PRF (Polícia Rodoviária Federal) para um local mais estratégico na entrada da cidade, o aumento do efetivo da Polícia Civil no município, a incorporação de 75 novos guardas municipais, a definição da localização do sistema de monitoramento do Cisp (Centro Integrado de Segurança Pública) com a participação de vários órgãos da segurança pública, além da integração da PRF ao sistema do Cisp.

Foi destacada também na reunião a redução dos índices de homicídios na região da Delegacia de Homicídios que compreende Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. De 2014 para 2013, foram menos 40 crimes. E no primeiro trimestre deste ano em relação a 2014, a queda já é de 35%.
Rodrigo Neves destacou a importância da reunião e deste trabalho de integração com os órgãos de segurança .

“O GGIM foi criado em 2013. Neste período, a integração entre as forças de segurança pública foi reforçada com o desenvolvimento de várias operações em várias frentes que tiveram êxito. A atribuição constitucional da segurança pública é do Estado. Entretanto os municípios podem cooperar e cobrar. Isso que temos feito em Niterói. Acredito que essa cooperação e integração que estamos promovendo com as forças de segurança e com o Estado vão produzir cada vez mais melhores resultados”, declarou.

O chefe do 4º Departamento de Polícia de Área, que compreende Niterói, São Gonçalo e Região dos Lagos), delegado Sérgio Caldas, disse que a Polícia Civil terá participação efetiva no Cisp e destacou sobre outros pontos da reunião do GGIM.

“A Polícia Civil terá participação efetiva dentro do Cisp, inclusive com um plantão. Vamos ter uma maior integração com os órgãos municipais, da Seop com as delegacias e o batalhão. Debatemos nesta reunião, os progressos obtidos na área de segurança pública, neste último trimestre a elevação do número de inquéritos relatados, de mandados de prisão obtidos. Esse trabalho de integração é fundamental. Os municípios assumem a vertente desta responsabilidade, colabora com as polícias, agrega valor e melhora a qualidade da segurança pública”, opinou.

O chefe de operações em exercício da PRF na Ponte Rio-Niterói, Luciano Bezerra, afirmou que Niterói dará avanços importantes de tecnologia na área de segurança pública.

“Essa reunião foi muito proveitosa. É impressionante a evolução que Niterói dará na área de tecnologia. Vamos integrar o nosso sistema de inteligência que verifica as placas dos veículos com as câmeras de monitoramento de Niterói. A segurança está no caminho certo”,disse.

O comandante do 12º BPM, tenente-coronel Gílson Chagas, destacou a parceria com a Prefeitura.

“A parceria entre a Prefeitura e os órgãos de segurança pública é impar. E quem ganha com isso é a população. Essa integração é excelente e ajuda a melhorar a segurança pública. A PM vai receber reforço no efetivo e a Prefeitura vai construir uma sede definitiva para a base policial instalada no Caramujo”, explicou.

O secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Jardim, disse que Niterói vive um momento histórico.

“Niterói vive um momento especial. Pela primeira vez um prefeito está a frente juntando esforços, preocupado e trabalhando pelas questões de segurança na cidade. A reunião de hoje foi um marco.Todos os parceiros envolvidos e reunidos para fortalecermos esse trabalho que será de extrema importância para a cidade. Vamos unir as forças municipais e estaduais cada um cumprindo o seu papel junto com a Seop e nossos guardas municipais e seremos referência para o Brasil, com certeza”, analisou.

Deixe um comentário