Kit Cegonha Gonçalense incentiva realização do pré-natal

O pré-natal é essencial para garantir uma gestação saudável e um parto seguro. Com o objetivo de estimular as futuras mamães a realizarem o número mínimo de exames, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo está disponibilizando desde abril, o Kit Cegonha Gonçalense.

O incentivo visa estimular as gestantes a buscarem o Sistema Único de Saúde (SUS) e realizem, no mínimo, seis consultas em uma das 112 Unidades Básicas de Saúde do município, além do parto na maternidade municipal do Hospital Luiz Palmier, no Zé Garoto.

Os kits que são entregues logo após o nascimento do bebê, contêm 16 itens, entre bolsa, manta, toalha de banho e roupas, produtos essenciais para o enxoval do bebê.

“O incentivo a realização das consultas mínimas de pré-natal é essencial para a saúde do bebê, porque diminui os riscos de complicações, é onde identificamos problemas de hipertensão, infecção urinária, além de doenças como sífilis e aids, que podem prejudicar a formação do feto e prejudicar a gravidez”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

A maternidade do Hospital Luiz Palmier aumentou o número de partos nos últimos dois anos. Se em fevereiro de 2013 eram realizados 90 partos, hoje já são 275 partos mensais, entre normais e cesáreas.

O acompanhamento pré-natal é a assistência médica e de enfermagem prestada a mulher durante os 9 meses de gestação. Uma consulta é feita no primeiro trimestre de gravidez, duas no segundo e três no terceiro. Durante o acompanhamento são realizados vários exames, é feita a aferição da pressão arterial, a medição do tamanho da barriga. O peso da futura mãe e o coração do bebê também são avaliados.

Deixe um comentário