São Gonçalo entra no Circuito Nacional de Rugby Feminino
Pela primeira vez, o município de São Gonçalo sediará uma etapa do Circuito Nacional de Rugby Sevens Feminino, com times de várias regiões do país. As partidas ocorrerão nos próximos dias 27 e 28 no Estádio do Gonçalense Futebol Clube, mais conhecido como Catarinão e futura Arena Cata-vento. Participarão as oito melhores equipes do Brasil e mais quatro convidadas.
Será a primeira das seis etapas existentes do Circuito, sendo as próximas em Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). O evento tem apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de São Gonçalo.
O horário dos jogos nos dois dias é das 9 às 18 horas, na Rua Pandiá Calógeras, esquina com a Avenida Santa Catarina, no bairro Jardim Catarina. Entrada franca.
O evento é realizado pela equipe Niterói Rugby Football Clube. Apoiado também pela Federação Fluminense de Rugby, Confederação Brasileira de Rugby, Rede Júlio Centro Automotivo e pelo Gonçalense Futebol Clube. No mesmo evento um amistoso da Seleção Brasileira Feminina contra o time M18 do clube Niterói Rugby.
As equipes fixas do Circuito e que estarão presentes são: Niterói Rugby, Charrua, SPAC, Desterro, Bandeirantes, São José, BH Rugby e Curitiba Rugby. As convidadas são: Delta Rugby, Vitória Rugby, Guanabara Rugby e Pasteur.
Esporte olímpico
O rugby é um esporte coletivo de intenso contato físico. É originário da Inglaterra. Por ter sido, inicialmente, concebido como uma variação do futebol, foi chamado anteriormente de “futebol-rúgbi” ou “futebol-râguebi”.
Ao longo do tempo, variações do esporte surgiram. A mais praticada é o rúgbi de quinze. Em seguida, está o Rugby League (com 13 atletas) e o de sete, que é a modalidade olímpica. Além dessas variações, ainda há o rúgbi de praia, de toque, o em cadeira de rodas e o subaquático.