Contemplados do Minha Casa, Minha Vida participam de sorteio de apartamentos
O sonho da casa própria está virando realidade para mais 480 famílias inscritas no programa Minha Casa, Minha Vida em São Gonçalo. A secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Infância e Adolescência, Ana Cristina da Silva, participou na manhã desta quarta-feira (05/08) do sorteio para escolher os apartamentos em que essas famílias irão morar dentro de poucos dias. Os futuros proprietários dos Condomínios “Cozumel I” e “Aruba”, no bairro do Jóquei, estiveram presentes no Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, no Boaçu. O evento contou com a participação da secretária adjunta de Habitação, Evangelina Andrade, além de representantes da Caixa Econômica Federal e das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Planejamento e Projetos Especiais.
“Estamos aqui realizando mais um sorteio do Minha Casa, Minha Vida e em breve estaremos efetivamente entregando as chaves da nova moradia. As ações da secretaria têm acontecido com muita velocidade e com muito trabalho, a pedido do prefeito Neilton Mulim. Estamos acelerando todo o processo de entrega dos empreendimentos, pois sabemos das necessidades que as famílias que ali estão inscritas se encontram. Todos os sorteios têm acontecido de forma organizada e tranquila onde temos percebido a satisfação da população gonçalense”, declarou a secretária da pasta, Ana Cristina da Silva.
Inicialmente, idosos e deficientes físicos participaram do sorteio dos apartamentos localizados no térreo e que são especialmente adaptados. Os condomínios ficam localizados na Avenida do Contorno, no Jóquei. As moradias possuem área privativa composta por dois quartos, circulação, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e piso cerâmico em todos os ambientes, além de centro social com churrasqueira, playground, mesas e quadra esportiva.
O aposentado Plutarco Cordeiro Salgado, de 52 anos, foi um dos contemplados com um apartamento no condomínio Aruba.
“Estou realizando o meu maior sonho. É um presente de Deus. Eu moro de favor há 18 anos no bairro Jardim Catarina e há nove anos me inscrevi no programa. Tenho uma deficiência visual e tenho um filho deficiente também. Eu e a minha família estamos muito felizes e não vemos a hora de nos mudarmos para a casa nova”, declarou o aposentado, que vai morar na unidade habitacional com a esposa Ivete Salgado e o filho Felipe Salgado.
“O nosso governo é sabedor da grande dificuldade do déficit habitacional da cidade. O prefeito Neilton Mulim tem se empenhado em buscar emendas para que essa realidade mude e, como temos visto, tem mudado, pois desde o início do governo entregamos 2.980 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida para a população gonçalense. Até o final deste ano, mais duas mil famílias serão contempladas com novos apartamentos”, afirmou a secretária Evangelina Andrade.
“Estou muito feliz. Essa nova casa vai mudar a minha vida e da minha família. Em 2011 meu filho sofreu uma descarga elétrica ao tentar tirar um ninho de pássaros de um fio de alta tensão, no bairro Amendoeira. Na época, ele tinha 15 anos e passou oito meses internado em um hospital no Rio. Ele perdeu a coordenação motora, mas como moramos no alto do Morro Menino de Deus, no Centro, eu não conseguia levá-lo para fazer o tratamento devido à falta de acessibilidade”, contou a dona de casa Elizeth Gonçalves Bousquet, 60.
“Hoje estou realizada. Vou poder dar qualidade de vida ao meu filho e aos meus netos, filhos da minha filha, que têm 7 e 12 anos”, comemorou Elizeth.
Atualmente morando em um imóvel que sofreu com as enchentes de 2010, no Jardim Catarina, a dona de casa Elizabeth Medeiros, 56, foi sorteada e agora vai receber a chaves do apartamento tão sonhado por ela e sua filha Elaine Medeiros, de 18 anos.
“Eu hoje estou ganhando o meu presente de aniversário, que irei comemorar na sexta-feira (07). Perdi minha casa nas chuvas de 2010 no Jardim Catarina, mas como eu não tinha para onde ir continuei morando lá. Hoje estou aqui para escolher o meu apartamento e estou muito feliz, pois será a minha herança para minha filha”, afirmou.