Coletiva das Artes homenageia o palhaço Carequinha
Em setembro São Gonçalo faz aniversário e para comemorar esta data a secretaria de Turismo e Cultura preparou um calendário especial de eventos. Um deles é a exposição comemorativa Centenário do Palhaço Carequinha com a participação de vários artistas. A mostra faz parte do projeto Coletiva das Artes , na qual artistas e público interagem acerca do processo criativo e sobre as histórias por traz das obras de arte apresentadas, será realizada no dia 11/09 (sexta-feira), às 19h, no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), no bairro Estrela do Norte. A mostra é gratuita e a classificação é livre.
Neste ano em que George Savalla Gomes completaria 100 anos, São Gonçalo vem homenageando a personalidade e até mesmo uma comissão foi criada para os festejos deste que é um dos maiores artistas gonçalenses. Durante a Coletiva das Artes vários artistas ão apresentar o seu olhar sobre Carequinha através de suas representações artísticas sobre aquele que foi um dos mais notórios palhaços do Brasil. Nas telas, estão retratados: o circo, as brincadeiras e vários ângulos da imagem de Carequinha.
De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Michel Portugal, estar inserido nas comemorações ao centenário do palhaço Carequinha é como mergulhar de volta à sua infância.
“É uma honra poder participar do Centenário do Carequinha. George Savalla Gomes foi um dos mais notórios palhaços brasileiros. Carequinha marcou profundamente minha infância, ele era meu super herói. Me lembro de todos os finais de ano, nas festas do clube Tamoio, do grupo de futebol do meu pai. Eu não esperava Papai Noel chegar, o mais importante era a chegada do ilustre Carequinha que sempre estava lá. Lembro que eu sempre pedia para ele entregar o meu presente ao invés do Papai Noel. Lembro que dizia: ‘tá certo ou não tá Portugal?’ , eu ficava pasmo! Meu ídolo sabia meu nome. Hoje, tenho a obrigação de resgatar toda a memória deste grande artista, mundialmente conhecido, que sempre representou minha São Gonçalo”, relembrou Michel Portugal.
George Savalla Gomes, o Palhaço Carequinha, nasceu em Rio Bonito, em 18 de julho de 1915. Filho dos trapezistas Elisa Savalla e Lázaro Gomes, Carequinha praticamente nasceu no picadeiro, já que há histórias que dão conta de que a mãe do palhaço entrou em trabalho de parto enquanto fazia sua performance no trapézio. Carequinha iniciou a carreira aos cinco anos de idade. Faleceu em 5 de abril de 2006, aos 90 anos, em São Gonçalo, cidade em que escolheu morar. Sua ocupação era ator e palhaço.