Inscrições abertas para cursos do projeto Iramaia

Já estão abertas as inscrições para o curso de apicultura (abelhas com ferrão), meliponicultura (sem ferrão) e primeiros socorros. As aulas, gratuitas, fazem parte do projeto Iramaia – “mãe do mel”, em Tupi. Pioneiro no Estado do Rio, o projeto, que engloba a primeira Casa do Mel de São Gonçalo com entreposto para o processamento e comercialização do mel coletado, tem apoio da Prefeitura de São Gonçalo e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e patrocínio da Petrobras.

Cada módulo do curso possui carga horária de 40 horas e haverá dois locais de aulas: no Centro de Integração do Complexo Petroquímico (Comperj), no bairro Estrela do Norte, e no galpão do assentamento da Fazenda Engenho Novo, em Monjolos.

“O curso é importante para dar oportunidade não só aos agricultores, mas também às pessoas do meio urbano, possibilitando aumentar a renda familiar”, ressaltou o subsecretário de Agricultura de São Gonçalo, Carlos Afonso Pereira, que esteve nesta terça-feira, dia 14 de outubro, reunido com produtores agrícolas e representantes do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj).

Presidente da Associação de Moradores e Amigos da Ilha de Itaoca (AMAII) e responsável pelo projeto Iramaia, o gerente comercial Ubiraci Soares, 51 anos, também esteve presente na reunião.

“Além de agregar valor na renda familiar, não só com a venda do mel, mas também de outros produtos, como o própolis e a geléia real, a criação de abelhas é importante para a preservação da espécie, que em alguns lugares do mundo já está em extinção”, explicou Ubiraci.

Quem quiser se inscrever deve ligar para o telefone 3705-4137. Quem concluir o curso receberá certificados emitidos pela Emater e pela Cruz Vermelha.

Sobre o autor