Mercado editorial comemora resultados da 21ª Feira do Livro de Itaboraí

  •  
  •  
  •  
  •  

ZiraldoA 21ª Felicita – Feira do Livro da Cidade de Itaboraí – foi sucesso entre os estudantes da rede pública e também para as empresas participantes do evento, encerrado no sábado (20/09), com mais de 26 mil visitantes em quatro dias, superando a previsão inicial da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que espera atingir um público de 15 mil pessoas nos três dias de evento. Segundo as editoras que participaram, o balanço de vendas foi positivo, e todas já informaram que vão voltar em 2015.

Considerado um dos mais respeitados livreiros do Estado do Rio, o empresário Antônio Gomes Eduardo está há 47 anos no ramo. Há 37, ele é proprietário da Livraria Gutemberg, a mais tradicional de Niterói, e também foi o representante da Editora Melhoramentos na Feira.

“A Felicita me surpreendeu positivamente em tudo. A organização foi excelente, assim como a programação, os autores convidados e a estrutura montada, sem falar na diversidade do público”, disse o empresário. “Fiquei impressionado com a qualidade dos estudantes que se interessaram por diversos títulos de alto nível. Vou recomendar fortemente a participação na Feira a editores que me consultarem sobre o evento”.

Representante da Editora Pallas, o livreiro Wellington Xavier também garantiu que vai retornar em 2015:

“Já participei de diversas feiras, e vi na Felicita alguns diferenciais importantes, principalmente em relação à organização. É muito gratificante observar que a literatura é levada a sério em Itaboraí”.

Novas adesões

A Secretária de Educação e Cultura de Itaboraí, Susilaine Duarte, comunica a adesão de mais duas grandes editoras brasileiras em 2015.

“Ainda não podemos divulgar quais são as empresas, pois ainda não formalizamos o contrato. São editoras de grande porte, que não toparam participar da feira este ano, mas enviaram representantes para conhecer o evento. E já fui informada de que, no ano que vem, elas estarão conosco”, afirma Susilaine.

Ao todo, a Felicita contou com 18 stands comerciais, ocupados por empresas como as editoras Melhoramentos, Pallas, Rovelle, Oficina Raquel, Vermelho Marinho e Nitpress, além da Livraria Gutemberg. Também participaram da Feira empresas dos setores alimentício, financeiro e cursos de línguas.

“No ano passado, tivemos apenas uma editora participante. Este ano, já aumentamos em seis vezes esse número, e temos a garantia de uma qualidade e quantidade ainda maior para 2015. Esse crescimento garante cada vez mais credibilidade à Felicita”, comemora a subsecretária e Educação Integral e Projetos Estratégicos de Itaboraí, Clemária Ramos.

Durante a Felicita, todos os estudantes da rede pública que visitaram a Feira receberam um kit oferecido pelas editoras, contendo uma bolsa, um livro, um squeeze e uma revista com a programação completa do evento. Cada diretora das 87 escolas municipais também recebeu de R$ 300 a R$ 500 para a compra de títulos para suas unidades.

21ª Felicita

Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a 21ª edição da Feira do Livro da Cidade de Itaboraí – Felicita – levou mais de 26 mil pessoas ao Clube Vera Gol, de 17 a 20 de setembro. A programação, gratuita e aberta ao público,  contou com palestras e bate-papos com escritores, shows e outras atividades. Entre as atrações estavam o cartunista e escritor Ziraldo, a cantora Bia Bedran, a sexóloga Laura Muller, o humorista Reinaldo (Casseta & Planeta) e o músico Danilo Caymmi.

You may also like...