Onda Verde no trânsito tem início

Os motoristas que percorrem o trajeto do Alcântara até o Centro terão o tempo de viagem reduzido em cerca de 50%. A secretaria de Transportes de São Gonçalo concluiu, nesta quinta-feira (16/10), o projeto “Onda Verde”. As caixas de controle dos semáforos ao longo do percurso receberam placas eletrônicas, para que eles funcionem de forma sincronizada, abrindo em sequência e agilizando o fluxo de veículos.

A Onda Verde começa na Rua Doutor Alfredo Backer, próximo ao Pátio Alcântara, e termina na Doutor Nilo Peçanha, em frente ao Clube Mauá, no Centro. O dispositivo eletrônico das caixas opera via satélite e conecta um total de 20 conjuntos semafóricos, ao longo de 4km de percurso.

De acordo com o secretário de Transportes, Jonadab de Souza, a expectativa é que o projeto seja expandido para outros corredores viários do município até o final do ano.

“O congestionamento de veículos na cidade é agravado pois os sinais nunca funcionaram de forma sincronizada. Ainda vamos estender esse sistema até o clube Tamoio, nos dois sentidos, percorrendo a Avenida Presidente Kennedy e Rua Doutor Feliciano Sodré, totalizando mais 4 km de percurso”, afirmou.

Morador do bairro Nova Cidade, o funcionário público Fernando Oliveira, 45 anos, passa pela Doutor Alfredo Backer diariamente para ir ao trabalho, em Niterói. Ele espera que a Onda Verde reduza o tempo de viagem.

“O trânsito realmente era muito lento. Eu sempre saía de um sinal aberto e parava, logo à frente, em um fechado. Essa primeira mudança já vai melhorar. Quando o sistema for ampliado até o Tamoio, vai ajudar ainda mais”, afirmou.

Os semáforos que compõem o percurso da Onda Verde estão recebendo iluminação em led. A expectativa é que o consumo de energia utilizado seja reduzido em torno de 80%.

Sobre o autor