Saúde de idosos é tema de seminário em São Gonçalo

  •  
  • 2
  •  
  •  
    2
    Shares

Saúde de idosos é tema de seminário em São Gonçalo (Fotos: Divulgação/Girley Oliveira)Cerca de 15% da população de São Gonçalo é composta por idosos. Com o objetivo de discutir ações que garantam os direitos destas pessoas, a Prefeitura realizou, nesta quarta-feira (08/10), no Serviço Social do Comércio (SESC), na Estrela do Norte, a 1ª Jornada sobre Envelhecimento e Políticas Públicas. O evento contou com palestras educativas e de conscientização, ministradas por profissionais da área.

De acordo com a secretária de Atenção ao Idoso, Mulher e Pessoas com deficiência, Tânia Soares, o seminário busca fazer o levantamento das principais necessidades dos idosos no município, garantindo melhor qualidade de vida no envelhecimento.

Saúde de idosos é tema de seminário em São Gonçalo (Fotos: Divulgação/Girley Oliveira)“Contamos aqui com profissionais de diferentes áreas, que trabalham como educadores, agentes de saúde e assistentes sociais, por exemplo. Planejamos fazer uma conferência deste porte semestralmente, a partir de agora, para que possamos criar políticas públicas efetivas”, afirmou.

O debate foi aberto com o tema “Idoso, um precioso recurso”, mediado pela coordenadora geral do Centro de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE), Thelma Battaglia. Durante o dia, também foi discutida a questão da violência contra os idosos e as inovações no atendimento a estas pessoas.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Cristina Silva, é importante que seja feito o acompanhamento social e inclusão dos idosos em atividades diárias, para que eles não fiquem ociosos dentro de casa.

Saúde de idosos é tema de seminário em São Gonçalo (Fotos: Divulgação/Girley Oliveira)“Temos fortalecido os grupos de convivência nos 18 Cras (Centro de Referência em Assistência Social) da cidade, com atendimento qualificado. Vale destacar que 80% dos nossos alunos que fazem cursos técnicos nos polos de assistência social do município são idosos”, ressaltou.

A aposentada e moradora do Boa Vista, Célia Mendonça, 67 anos, participou do encontro e elogiou a iniciativa da Prefeitura em discutir temas que melhorem a qualidade de vida dos idosos.

“Já pratico atividades físicas nas praças públicas, que são realizadas pelo grupo da secretaria de Esporte e Lazer. Desde que comecei a me exercitar, passei a me sentir muito melhor. Até meu humor mudou”, revelou.

You may also like...