Prefeitura de Niterói empossa nove novos procuradores
A Prefeitura de Niterói empossou na manhã desta segunda-feira (31/8) nove procuradores aprovados no último concurso público para a Procuradoria Geral do Município. A cerimônia ocorreu no Teatro Municipal da cidade, no centro.
A seleção durou cerca de um ano e reuniu cerca de 3.000 candidatos. Vinte e três foram classificados. Eles foram submetidos a 13 provas, sendo seis discursivas, uma objetiva e seis orais, além da avaliação de títulos. Os nove primeiros na classificação já começam a trabalhar.
O prefeito Rodrigo Neves disse que os novos procuradores serão fundamentais na meta de modernização da gestão.
“O concurso foi extremamente rigoroso, com a participação de 3.000 pessoas. Acredito que a cidade só ganha com esses jovens que vão estar atuando a serviço da sociedade. Ter uma advocacia pública bem estruturada é fundamental para melhorar e modernizar a gestão e fazer melhores entregas à sociedade. Fico feliz vendo o entusiasmo de vocês, que já estão mostrando muita disposição em contribuir com o desenvolvimento da cidade. Sejam bem vindos. Queremos transformar a nossa Procuradoria como uma boa referência para o Rio de Janeiro e o Brasil”, disse.
O procurador-geral do município, Carlos Raposo, afirmou que havia uma necessidade grande de novos procuradores em razão do alto número de demandas.
“A Prefeitura possui uma série de projetos nas mais diversas áreas e que dependem também da ação da Procuradoria, como licitações, consultas, desapropriações, processos judiciais, execução fiscal. Atualmente, tínhamos 24 procuradores, agora vamos ter 33, número adequado para prestar um serviço com mais qualidade. Buscamos candidatos com amplo conhecimento em direito administrativo, tributário e processo civil e que tenham a capacidade de resolver problemas. A banca examinadora teve desembargadores, integrantes do Ministério Público. Entre os aprovados, há candidatos de procuradorias do Paraná e da Uerj”, disse.
A secretária municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Giovanna Victer, também destacou a importância dos novos procuradorias para a melhoria da administração pública.
“Hoje o grande desafio da modernização da gestão, controle e planejamento é fazer todos os procedimentos dentro da legalidade. Por isso, precisamos de pessoas com inteligência, criatividade, com conhecimento, para darmos saltos e sermos uma referência de gestão no Brasil”, disse.
Primeira colocada no concurso, a nova procuradora Gláucia Rodrigues Torres de Oliveira Mello discursou em nome de todos os colegas aprovados e disse ser uma honra trabalhar em prol da cidade.
“É uma grande felicidade este momento, que coroa um esforço grande nas várias etapas do concurso com a aprovação. Atuei três anos na Procuradoria no Paraná mas sempre tiver vontade de retornar para a minha cidade natal. É o momento de realização, de materialização de uma vontade. É uma honra ingressar nesta nobre casa e saber que vou trabalhar em prol de Niterói”, afirmou.
Participaram também da cerimônia o procurador-geral do município do Rio, Fernando Dionísio, o presidente da OAB-Niterói, Antônio José Barbosa e o presidente da Associação dos Procuradores de Niterói, Raphael Serafim.