A febre das gargantilhas dos anos 90 está de volta
Se tem um fato na moda que todos sabemos é que ela vai e volta. Coisas que usávamos anos atrás e achamos brega hoje, pode voltar amanhã com tudo! Foi esse o caso das calças pantalonas, golas altas, cinturas altas, sobrancelhas marcadas e as gargantilhas choker ou tattoo choker, dos anos 90. Elas lembravam um hit da época das tatuagens tribais. Quem nunca tatuou aquela que vinha no biscoito?
Como tudo na moda que volta do túnel do tempo ganha novas versões – e isso que eu acho o mais legal -, nada mais justo do que aprimorar e atualizar o acessório que dá vida a qualquer look e transita por vários estilos facilmente. Há quem torça o nariz para essa tendência, mas vale lembrar que na moda pouquíssimas coisas são, de fato, novidade. Sendo assim, grande parte das tendências que usamos hoje já foram usadas como novidade há tempos atrás. Por que então não dar uma chance para a gargantilha que está fazendo sucesso com as celebridades, fashionistas, artistas e it-girls?
As versões repaginadas vêm com pingentes e você pode combinar com outros colares de vários tamanhos diferentes, inclusive com o choker tradicional. O bacana é combinar diferentes modelos e comprimentos à vontade para um look hi-lo e estiloso! Há também os modelos metalizados mais largos e que também podem ser produzidos com outros colares também metalizados de tamanhos variados. A dica é usar com roupas decotadas, para alongar o pescoço e não brigar com o look escolhido. Meninas com o pescoço comprido e fino, se joguem! Caso esse não seja o seu caso, se jogue também. Mas avalie bem qual modelo se ajusta melhor para o seu perfil, para valorizar o que você tem de bom, sempre.
Para inspirar ainda mais, separei imagens de alguns desfiles internacionais. Esses modelos metalizados podem ser chamados de cuff necklace e aparecem em diversos modelos: largos, vazados, assimétricos, abertos na frente com arremate em pedras, pérolas ou afins. Vale pesquisar mais modelos no Google ou Pinterest para começar a babar e entrar já para a sua wishlist do momento! E aí? Já se convenceu que essa moda voltou com tudo? Eu já estou à caça de uma choker para chamar de minha.
Júlia Gravano é técnica em Design de moda e Coordenação de Estilo pelo SENAC Rio e está terminando a graduação em Design de Moda na UVA. Começou como modelo e hoje é Diretora Criativa da marca made in Jota. Sempre gostou de escrever e adora redes sociais, por isso criou um site próprio onde compartilha seus trabalhos, dicas e novidades. Como boa escorpiana, quer abraçar o mundo e fazer tudo ao mesmo tempo – aqui – agora.
A opinião contida neste artigo é de inteira responsabilidade do seu autor. O seu conteúdo não expressa necessariamente a opinião do Correio da Cidade Online.