Aposentados de Itaboraí recebem orientações sobre consumo consciente e educação ambiental

aposentadosNo mês de celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente (último dia 5), o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Itaboraí (Itaprevi), no centro da cidade, distribuiu 50 mudas de árvores (Ypê, Bougainville e Pitanga) aos aposentados e pensionistas que estiveram na 6ª edição do ano do programa Maturidade Saudável, na manhã desta sexta-feira (26). O evento também celebrou os 25 anos do Instituto que serão completados neste sábado (27). Uma palestra sobre consumo consciente foi oferecida também pelo chefe de licenciamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semmaurb), Pando Angeloff Pandeff.

Segundo Pando, ações simples de redução de consumo podem gerar uma economia doméstica de cerca de 25%.

“A maioria das pessoas usa muito mais pasta de dente do que o necessário. Apenas um terço do que é usado seria necessário para a escovação. Ou seja, a grande parte do produto vai para o ralo. Com creme de barbear, detergente e desinfetante, por exemplo, não é diferente. Na hora de ir as compras a disciplina também é importante. Antes de comprar, questione-se: preciso disso? É necessário?”, orienta Pandeff. “Se pararmos para pensar no que gastamos diariamente com coisas desnecessárias certamente vamos identificar que estamos jogando dinheiro fora todos os dias”, acrescenta.

Também presente, o subsecretário de Meio Ambiente, André Barros, apontou a necessidade de se economizar água. “Fechar o chuveiro quando estiver se ensaboando, fazer o reuso da água da máquina de lavar, fechar a torneira quando estiver escovando os dentes. Com um consumo responsável da para fazer uma economia diária de 50% da água que se usa”, explica. Barros destacou ainda a importância de se adquirir o hábito do plantio. “Essas mudas que estamos distribuindo são apenas um incentivo para a população de Itaboraí ter consciência ambiental. Nossa cidade é muito árida por termos poucas árvores. Como a maioria dos moradores do município mora em casas, facilita a plantação de árvores. Precisamos disseminar a cultura do plantio”, destaca.

O aposentado Benedito José das Dores, de 72 anos, morador do bairro Sossego, que levou uma muda de Pitanga para casa, disse que seguirá as dicas de consumo consciente.

aposentados2“Não me dava conta que pastava pasta de dente além da conta. A partir de hoje vou ficar atento ao meu consumo doméstico”, afirma o idoso.

Marcos Antônio da Silva, de 66 anos, morador do Centro, diz que em sua casa já adota o consumo consciente.

“De fato conseguimos fazer uma boa economia depois que nos demos conta dos desperdícios diários que tínhamos”, revela Silva que levou uma muda de Ypê para casa.

Seminário

Erica Saraiva, presidente do Itaprevi, pretende repetir a palestra sobre consumo consciente no 3º Seminário da Melhor Idade, que irá acontecer no dia 22 de julho, na sede da Associação dos Inspetores de Polícia do Estado do Rio de Janeiro (Aiperj), no bairro de Outeiro das Pedras.

“Esta palestra precisa da presença de um número maior de beneficiados do Itaprevi, afinal o seminário tem um público médio de 300 pessoas. São orientações simples do cotidiano mas de extrema valia para a economia doméstica dos nossos aposentados e pensionistas”, informa a presidente do Itaprevi.

O seminário terá uma edição especial, já que serão comemorados os 25 anos da autarquia municipal.

aposentados1“O Instituto completa 25 anos amanhã (sábado, dia 27), mas sempre comemoramos no mês de julho junto com o seminário”, comenta Erica Saraiva. O encontro terá ainda palestras com temas relacionados a área de saúde e educação financeira. “Estamos definindo ainda o artista que fará o show de encerramento. Tudo indica que será a cantora Preta Gil, já que ela tem sido a preferência dos beneficiados”, acrescenta a presidente do Itaprevi.

Maturidade Saudável já é tradição

Lançado em outubro de 2013, o programa Maturidade Saudável tem o objetivo de proporcionar momentos de confraternização e oferecer serviços, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos aposentados e pensionistas do Itaprevi. Mensalmente, os beneficiários se reúnem na sede do Instituto para receber seus contracheques e participar de atividades ligadas a lazer, saúde e bem-estar.

Itaprevi aumenta chance de bicampeonato nacional

O Itaprevi renovou, neste mês de junho, o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) após o pagamento da Prefeitura de Itaboraí ao Instituto. A certificação era muito esperada, já que a instituição concorre ao bicampeonato do Prêmio Nacional Boas Práticas de Gestão Previdenciária da Associação Nacional das Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem). A premiação será divulgada em novembro. O CRP é um dos principais itens para o Itaprevi se tornar, pelo segundo ano seguido, o melhor instituto do Brasil na categoria Grande Porte.

“Nos tornamos referência para gestores de outros municípios do Estado do Rio e do país. Hoje eles nos ligam para tirar dúvidas e pedir orientações”, afirma Erica Saraiva, presidente do Itaprevi.

Sobre o autor

Deixe um comentário