Começa vistoria dos táxis em Itaboraí

A Secretaria de Transportes de Itaboraí iniciou, nessa terça-feira (19/05), a vistoria dos táxis do município. A ação corresponde à última fase da renovação anual da licença dos veículos para a prestação de serviço público de transporte individual de passageiros, e está sendo realizada no pátio da Secretaria até esta quarta-feira (20/05). Atualmente, o município tem 91 táxis cadastrados. Desses, 71 realizaram a primeira fase do processo de vistoria.

O trabalho ocorre em dois horários: de 9h30 ao meio-dia e das 14h às 16h30. Estão sendo verificadas a parte elétrica, itens de segurança, equipamentos obrigatórios e itens específicos para táxis. Os veículos aprovados em todas as etapas estão recebendo um selo que está sendo afixado no vidro dianteiro interno.

O secretário da pasta, Cláudio Ivanof, ressaltou a importância dessa vistoria para os veículos da cidade.

“Essa vistoria vai garantir o bem estar daqueles que precisam usar táxis. A nossa secretaria tem promovido a regulamentação do tráfego e, com isso, iremos organizar também o trânsito da cidade, o que vai trazer mais proteção em todos os sentidos”, disse.

Há 23 anos com autonomia, José Luiz Marinello, 53 anos, foi o primeiro a ter o seu táxi vistoriado. Segundo ele a ação é válida e faz a diferença no dia a dia.

“O passageiro sente mais segurança quando pega um táxi regularizado com selo de vistoria. Isso faz com que o nosso trabalho seja mais respeitado. Sem essa cobrança as coisas ficariam largadas, assim fica tudo mais organizado”, afirmou ele.

Para que o veículo seja liberado, é necessário que não haja pendências em relação aos documentos. É fundamental, também, que o permissionário ou seu procurador tenha comparecido em janeiro deste ano à sede da Secretaria, e tenha apresentado os documentos para a formalização do requerimento de legalização.

Caso o permissionário insista em trabalhar com o veículo em situação irregular, estará sujeito às punições da fiscalização que são multa e apreensão do veículo. Para recuperar o táxi, o permissionário deverá ir a Secretaria de Transportes e regularizar a situação. Durante esse tempo, não será permitido trabalhar com o veículo.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Transportes, na Avenida 22 de Maio, 7071, em Venda das Pedras, ou pelo telefone 3639-1420.

Sobre o autor

Deixe um comentário