Desfile Cívico celebra 183 anos de Itaboraí

Mais de 5 mil pessoas participaram do desfile cívico escolar que comemorou os 183 anos de Itaboraí, neste domingo (22). Ao todo, 52 escolas do município passaram pela Praça Marechal Floriano Peixoto, onde milhares de espectadores acompanharam a festa, das 8h às 14h.

ita1381Um total de 16 bandas escolares, e mais os músicos da Guarda Municipal, deram o tom dos desfiles, que tiveram como tema central o conteúdo trabalhado este ano, de acordo com as diretrizes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).
Entre os destaques do desfile, a Clínica-Escola do Autista levou alunos, pais, professores e colaboradores para o defsile, marcado por muita emoção. Também desfilaram parte dos cerca de 70 alunos do Projeto Íris, acompanhados da atleta olímpica de taekwondo Íris Tang Sing, seu treinador, Diego Ribeiro e mais dois lutadores da Seleção Brasileira.

O desfile foi acompanhado todo o tempo pelo prefeito Helil Cardozo e seu secretariado, além de toda a equipe da Semec.

“É sempre uma emoção muito grande organizar e participar dessa festa tão tradicional de nossa cidade. O desfile cívico escolar é aguardado desde o início do ano por todos os alunos, e também por nós, que preparamos tudo com muito esforço e carinho”, disse a secretária de Educação e Cultura, Susilaine Duarte. “Falo em nome de todos os profissionais de Educação do município. Este evento tem um pouquinho da esforço de cada um deles”.

Além das escolas municipais e particulares de Itaboraí, também participaram do desfile cerca de mil estudantes que utilizam o Ônibus Universitário para se deslocarem até suas faculdades em Niterói e São Gonçalo. A tradicional cavalgada também alegrou a plateia, com cerca de 150 cavaleiros e suas montarias desfilando ao redor da Praça.

Este ano, uma novidade coloriu ainda mais de azul a comemoração: a torcida da Associação Desportiva Itaboraí (ADI), clube da cidade que vem se destacando no futebol carioca, fez uma homenagem ao município, fechando o desfile.

Culto encerra as festividades

Para encerrar as festividades pelo aniversário da cidade, foi realizado um culto na Igreja Baptista de Venda das Pedras, na noite de domingo. Já na quinta-feira, foi realizada uma missa solene na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Apollo II.

Sobre o autor

Deixe um comentário