Itaboraí vai triplicar número de agentes no combate a dengue, zika e chikungunya

agentes 2A prefeitura de Itaboraí prepara uma força-tarefa contra o mosquito Aedes Aegypti. Nas próximas semanas, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os de Combate a Endemias (ACEs), responsáveis pelas visitas domiciliares na cidade, passarão a atuar em conjunto contra os vetores. Os primeiros passos para essa iniciativa serão dados na terça-feira (26), às 9h, quando será elaborada a nova dinâmica de trabalho. O encontro acontecerá na Escola Municipal Profª. Marly Cid Almeida de Abreu, em Nancilândia.

Com a medida, o número de profissionais envolvidos no controle da dengue, do zika vírus e chikungunya vai triplicar. Ao todo serão cerca de 250 agentes comunitários de saúde que se somarão aos 118 agentes de endemias. Na prática, o agente de saúde que já percorre as residências fazendo o trabalho de promoção e prevenção de doenças, fará também o trabalho de conscientização e eliminação de pequenos criadouros.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Rosângela Martins Gomes, a ideia é que os profissionais de áreas semelhantes troquem experiências e reforcem o trabalho.

“Juntos, os profissionais vão concentrar esforços para alcançar o objetivo comum, que é a eliminação do mosquito”, destaca Rosângela.

A iniciativa ocorre em conformidade com a portaria 2.121, publicada pelo Ministério da Saúde, em dezembro de 2015, reforçando as equipes voltadas ao controle e redução dos riscos epidemiológicos.

agentes 1“A vigilância contra a dengue deve ser constante e é uma tarefa de todos. O papel da população, verificando os possíveis focos e facilitando o acesso dos profissionais às residências, ainda continua sendo primordial”, explica o coordenador operacional do Programa Municipal do Controle da Dengue (PMCD) de Itaboraí, Walber Mouzer.

Números

Até o momento, não foi registrado nenhum caso de zika vírus e chikungunya em Itaboraí. Contudo, o número de notificações de dengue subiu de 388, em 2014, para 762, em 2015.

Para denunciar focos de mosquito transmissor da dengue, os moradores de Itaboraí devem ligar para o número (21) 2629-2308. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h.

Sobre o autor

Deixe um comentário