Mais de 10 mil pessoas na celebração de Corpus Christi, em Itaboraí

ita corpus2
Cerimônia reuniu milhares de pessoas no centro de Itaboraí (Sandro Giron/PMI)

A celebração de Corpus Christi, em Itaboraí, contou com mais de 10 mil pessoas, nesta quinta-feira (26). Cerca de 100 tapetes enfeitaram a Avenida 22 de Maio, no Centro, em um espaço de 600 metros entre a agência do Banco do Brasil e a Praça Alarico Antunes. Foram usadas 15 toneladas de sal grosso para a confecção dos tapetes, quase o dobro do utilizado no ano passado, onde foram utilizadas 8 toneladas.

O evento foi organizado por quatro paróquias da cidade: Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição, São João Batista e São Pedro Apóstolo, e a montagem dos tapetes teve início às 6h, terminando por volta das 14h.

Dentre os destaques estava um grupo de fieis da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Porto das Caixas, que confeccionou 19 tapetes. O fotógrafo Feliciano Barreto, de 55 anos, fez parte desse grupo. “Este é o terceiro ano consecutivo que participamos do evento. É muito gratificante ver o que idealizamos pronto”, comenta Barreto.

Já Iago Vianna, de 15 anos, foi o idealizador do tapete “São Barnabé” da capela de mesmo nome. A imagem criada mostra um fiel esticando a mão para Jesus, que de um lado segura na mão do fiel e do outro na de Deus. “Tive a ideia desta imagem desde o ano passado quando fazia pesquisa na internet sobre o tema. Como é um desenho difícil de reproduzir optamos por deixar a montagem para este ano, já que precisávamos de bastante tempo de fazermos algo perfeito. Deu certo”, comenta o adolescente.

ita corpus3
Procissão de Corpus Christi em Itaboraí (Sandro Giron/PMI)

Sua prima, a professora Rosane Vianna, de 48 anos, lembra que a tarefa da confecção dos tapetes começa com um mês de antecedência. “Fazemos reuniões para pensar nas imagens que queremos usar, para escolher os desenhos, ver a metragem das figuras, entre outras ações. Ou seja, fazemos todo o planejamento para não haver erro na confecção do tapete no dia”, explica a professora.

A técnica em contabilidade Rosimere Vieira Silva, de 59 anos, disse que foi a primeira vez que venho ver os tapetes. “Dá até pena de saber que daqui a pouco a procissão vai passar por cima”, comenta a técnica em contabilidade. Sua amiga, a professora Rosângela Patrício, de 57 anos, veio de São Pedro da Aldeia para o festejo. “Sou nascida e criada em Itaboraí, mas moro em São Pedro há oito anos. Como soube que a festa aqui tem sido cada vez mais bonita resolvi ver de perto e não me decepcione. Valeu a pena ter vindo” avalia a professora.

O vigário episcopal do Vicariato Rural, padre Max Celestino Sales da Almeida, celebrou a Santa Missa e esteve à frente da tradicional procissão passando sobre os tapetes. Ele afirmou que o evento tem crescido a cada ano depois que passou a ser um encontro único, desde que passou a ser realizado no centro da cidade. “Essa mudança tem gerado mais integração, já que reuni, numa só festa, fieis de todas as paróquias do município”, avalia o vigário.

Em uma mensagem aos fiéis o religioso aconselhou que as pessoas vivam o sacramento da eucaristia no seu dia a dia. “Para nós, católicos, a eucaristia é o mistério de comunhão e de amor. Que isso seja um exercício diário”, disse.

Calendário oficial

Na sexta-feira (3/6), o prefeito Helil Cardozo assinará decreto tornando a comemoração de Corpus Christi parte do calendário oficial do município. A contará com a presença dos padres das cinco paróquias do município e de membros da comissão organizadora do encontro.

“Este decreto será de extrema importância para a comunidade católica de Itaboraí. Nos dará mais tranquilidade para realizar a festa, já que o próximo prefeito que vier não poderá interferir nos festejos”, comemora o padre Max Celestino Almeida.

O prefeito Helil Cardozo, que esteve presente a Santa Missa, também destacou a relevância de tornar a data religiosa parte do calendário oficial da cidade.

“Queremos tornar o Corpus Christi de Itaboraí uma celebração permanente independente de quem esteja à frente do município”, disse. Apesar de ser evangélico, o prefeito fez questão de participar da Santa Missa. “Participo desde meu primeiro ano de governo. Considero ser única a fé em Deus e acredito na integração como uma prova de amor a Ele. Até por que sou sempre muito bem acolhido pelos católicos durante o evento”, explicou o prefeito, que esteve na companhia da primeira-dama Ana Cardozo.

Sobre o autor

Deixe um comentário