Pacientes aprovam mudanças no Pronto Socorro Central (PSC)

Pacientes aprovam mudanças no PSC - Marcio Oliveira (1)As mudanças realizadas nas últimas semanas no Pronto Socorro Central (PSC), no bairro Zé Garoto, estão sendo percebidas pelos pacientes que chegam à unidade em busca de atendimento de urgência e emergência.

Para acompanhar a rotina hospitalar de perto, o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha, instalou seu gabinete na unidade há dois meses, onde dá expediente diariamente. Obras de reforma, ampliação e adaptações para reorganizar a assistência fazem parte da transformação realizada na unidade, que atende em média, mil pacientes por dia. Com 71 leitos e uma escala fixa com 204 médicos de várias especialidades, é considerado como o único hospital de grande porte da rede de urgência e emergência atuante no sistema “portas abertas 24 horas” de São Gonçalo.

“A melhoria dos serviços e bem-estar dos pacientes é nossa prioridade, apesar da demanda ser grande e ter aumentado nos últimos meses, já que estamos recebendo pacientes de municípios vizinhos”, explica o secretário.

A diferença já começa a ser percebida na entrada da unidade, que foi reorganizada e teve a implantação do sistema eletrônico com painéis e emissores de senhas, onde o paciente é chamado através de senha sequencial para o preenchimento do boletim de atendimento médico (Bam) e a triagem para atendimento de acordo com a classificação de risco, que tem o objetivo de garantir o atendimento prioritário aos pacientes que correm risco de morte, assim como os potenciais riscos conforme as cores indicativas da classificação.

Pacientes aprovam mudanças no PSC -2Moradora do bairro São Miguel, a aposentada Eunice da Fonseca Costa, 83 anos, passou pela cirurgia de prótese no quadril na manhã da última quinta-feira (21), após fraturar o fêmur ao cair em casa. Segundo sua filha, Marisa da Fonseca, 51 anos, ela não tem do que reclamar do atendimento.

“Sabemos que a unidade está recebendo uma demanda maior que sua capacidade, mas mesmo assim não afetou o atendimento a minha mãe, que tem uma saúde ótima e pode operar sem problemas. A equipe é muito atenciosa e o próprio cirurgião trouxe minha mãe de volta ao quarto após a cirurgia”, disse se referindo ao cirurgião Euclides Amaral, que mais tarde passou visita no quarto e informou que até domingo (24) ela terá alta.

A mudança do fluxo otimizou o atendimento, que ganhou um reforço com uma nova sala de suturas e sala de estabilização. A sala da direção adjunta, também foi para a recepção, onde também está sendo construído o primeiro banheiro adaptado para cadeirantes da unidade. A Ouvidoria da saúde, que recebe reclamações, sugestões e elogios dos usuários do sistema único de saúde (sus), também passou a atender no local, para que a equipe tenha mais agilidade para resolver os casos solicitados por pacientes da unidade.

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