Posto Central de Maricá abrirá neste sábado para vacinação contra febre amarela

Em função do avanço da vacinação de bloqueio na região onde foi registrado um caso de febre amarela silvestre e para tranquilizar a população, a Prefeitura de Maricá decidiu abrir o Posto de Saúde Central (Rua Clímaco Pereira) neste sábado (22/04). O posto funcionará como ponto de vacinação para a febre amarela das 9h às 17h. A imunização é somente para os moradores de Maricá.

O município recebeu nesta sexta-feira mais 20 mil doses, totalizando 40 mil recebidas desde o dia 18/04, e está prevista para os próximos dias a chegada de um novo lote com outras 50 mil doses da vacina.

Nesta sexta-feira (21/04), cerca de 50 pessoas – entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, guardas ambientais e pessoas que conhecem a região – foram mobilizadas para vacinar os moradores do cinturão de proteção, nas áreas de difícil acesso, no distrito de Ponta Negra. Foram aplicadas 2 mil doses em moradores do Vale da Figueira (localidade de Ponta Negra) e dos bairros de Jaconé, Bananal e Espraiado.

Nos últimos três dias, 7 mil moradores da área de bloqueio (que compreende também os bairros de Manoel Ribeiro, Marinelândia e Guaratiba) foram imunizados. As equipes percorreram as áreas previstas de proteção para a chamada busca ativa, indo de casa em casa para imunizar os moradores.

O prefeito Fabiano Horta e a secretária de Saúde, Simone da Costa Silva, acompanharam toda ação desta sexta-feira e conversaram com moradores para tranquiliza-los com relação à vacinação contra a febre amarela. “Intensificamos as vacinas na área afetada e, após essa etapa inicial, a vacinação será ampliada para outros pontos da cidade”, esclareceu o prefeito. A operação de imunização com busca ativa na área de bloqueio do distrito de Ponta Negra continua neste sábado (22/04).

A decisão integra o protocolo adotado para casos da doença. Com a confirmação da ocorrência em Maricá, o município passou a ser considerado prioritário para o recebimento de lotes da vacina.

Sobre o autor

Deixe um comentário