Projeto de Itaboraí para autistas desperta interesse de outros municípios

autistas1Unidas pela mesma causa, duas mães de autistas do município Nova Iguaçu conseguiram mobilizar sozinhas o prefeito da cidade, Nelson Bornier e o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio de Sousa, para uma visita à Clínica-Escola do Autista de Itaboraí. Segundo as moradoras da baixada, o encontro, realizado nesta segunda-feira (18), teve o objetivo de despertar nas autoridades o desejo de construir no município da baixada um projeto semelhante ao existente em Itaboraí.

“Procuramos o prefeito de Nova Iguaçu (Nelson Bornier) para buscar melhorias que proporcionassem, inclusive, a alfabetização dos nossos filhos. Para nossa surpresa, fomos muito bem recebidas e tivemos a oportunidade de trazê-los para conhecer essa iniciativa de Itaboraí”, afirma Ana Paula Anjos, acompanhada da amiga Fátima Lima, que também é mãe de um aluno autista.

Toda essa empolgação das amigas Ana Paula e Fátima não é por acaso. Mantida pela Prefeitura de Itaboraí e inaugurada em 1º de abril de 2014, a Clínica-Escola do Autista é a primeira instituição pública do país a oferecer tratamento multidisciplinar gratuito a pessoas com autismo. O espaço atende hoje 157 pessoas, e faz parte da rede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

“Não é preciso que um governante tenha um filho autista para investir nos autistas. Mesmo diante da realidade financeira que vivemos, não vamos abrir mão desse projeto”, diz o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo.

A equipe da Clínica-Escola conta com um neuropediatra, fonoaudiólogas, psicólogo, nutricionistas, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e pedagogos, entre outros profissionais. Segundo a secretária de Educação de Itaboraí, Susilaine Duarte, a instituição atua tanto na área clínica quando na educacional, preparando autistas que ainda não estão na escola para serem inseridos na rede de ensino regular.

“Inicialmente, cada aluno precisa de acompanhamento individualizado de acordo com suas possibilidades. Alguns possuem interesses específicos e a gente tenta conquistá-los a partir disso”, completa a secretária.

Além de Nova Iguaçu, Itaboraí já recebeu equipes da prefeitura de São Gonçalo e do município de Santos, litoral de São Paulo, interessadas no projeto.

Sobre o autor

Deixe um comentário