Trabalho de divulgação da Defesa Civil chegará ao Rodo Shopping

defesa civil0A partir da próxima terça-feira, dia 18 de agosto, o Departamento de Minimização de Desastre, vinculado à Defesa Civil de São Gonçalo, estará expondo o trabalho de divulgação do órgão no Rodo Shopping, na Rua Doutor Nilo Peçanha, no Centro. A exposição permaneceu durante duas semanas no São Gonçalo Shopping, no Boa Vista, onde o coordenador da Defesa Civil, coronel Adilson Alves, esteve, na manhã desta sexta-feira, dia 14.

“O nosso objetivo é integrar a população gonçalense com os serviços realizados pela Defesa Civil. Alcançamos nestas duas semanas de divulgação mais de 1.300 pessoas. Nossa meta é garantir a integridade física dos moradores, pois quanto mais pessoas nós atingirmos com informações, mais multiplicadores iremos criar. Estamos criando uma cultura preventiva, ensinando noções básicas e primeiros socorros, além de transmitirmos conhecimentos sobre desastres naturais”, declarou Adilson.

O estudante de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Carlos André da Silva, de 29 anos, visitou o espaço e recebeu orientações técnicas para a realização do seu trabalho de conclusão de curso.

“Esse trabalho realizado pela Defesa Civil é fundamental, pois nós falamos tanto em prevenção e em tomar cuidado, mas ninguém se mobiliza. Achei essa ideia muito boa. Quem está no shopping passeando acaba aprendendo um pouco de prevenção doméstica e dos risco de quem vive em áreas irregulares. A monografia que irei apresentar é sobre educação e prevenção de riscos nas escolas, ou seja, levar para a escola atividades voltadas para esse tema e fazer com que as crianças comecem a perceber os riscos em sua comunidade. Eu nunca tinha visto um trabalho desses em um shopping. Achei fenomenal”, disse Carlos André.

Durante as duas semanas, os visitantes aprenderam noções básicas sobre desastres naturais e prevenção do meio ambiente, além de poder buscar informações sobre os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec). No local também foram distribuídos exemplares das cartilhas “Comunidade Mais Segura”, elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil – Companhia de Pesquisas em Recursos Minerais (CPRM), que tem como objetivo transmitir de maneira didática conhecimentos básicos à população sobre desastres naturais – principalmente os movimentos de massa, deslizamentos e inundações.

Sobre o autor

Deixe um comentário