Chuva forte causa transtornos em vários bairros de Niterói, São Gonçalo e Maricá

[foogallery id=”10362″]

A chuva que cai em Niterói e cidades vizinhas desde a tarde desta sexta (15) deixa alguns rios em estágio de alerta na manhã deste sábado (16). De acordo com o sistema de alerta de cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Leia também
Niterói está em estágio de atenção em função das chuvas

Internautas de diversos bairros da região de Niterói e cidades vizinhas publicam fotos e vídeos nas redes sociais dos transtornos que a chuva tem causado. No Centro de Niterói, uma árvore chegou a cair próximo ao Plaza Shopping e de acordo com a Nittrans já está sendo removida. Moradores da Região Oceânica relatam que permanecem ilhados na manhã deste sábado.

Os pontos mais críticos estão na Região Oceânica e em Icaraí, onde ruas estão alagados e alguns moradores ilhados. Clique na imagem acima e veja galeria de fotos publicadas nas redes sociais sobre as chuvas em Niterói e região.

Largo da Batalha - região de Pendotiba (Reprodução)
Largo da Batalha – região de Pendotiba (Reprodução)

Niterói sofre com a forte chuva desde ontem

De acordo com a Defesa Civil, choveu muito forte no Morro do Estado (126 mm em 24 horas) e no Largo da Batalha (118 mm em 24 horas). Nesse dois locais choveu quase 70% do volume previsto para todo o mês de janeiro. Apesar da intensidade das chuvas, nenhuma sirene foi acionada nas comunidades.

A chuva também foi intensa nas seguintes localidades: Morro do Preventório (Charitas); comunidade Coronel Leôncio; Beltrão, Viçoso Jardim e no Morro do Bonfim (Fonseca).

O município de Niterói está em estágio de alerta desde às 5h40 em função das fortes chuvas que caem na cidade desde a madrugada. Choveu muito forte no Morro do Estado (126 mm em 24 horas) e no Largo da Batalha (118 mm em 24 horas). Nesse dois locais choveu quase 70% do volume previsto para todo o mês de janeiro. Apesar da intensidade das chuvas, nenhuma sirene foi acionada nas comunidades.

A chuva também foi intensa nas seguintes localidades: Morro do Preventório (Charitas); comunidade Coronel Leôncio; Beltrão, Viçoso Jardim e no Morro do Bonfim (Fonseca).

Equipes da Defesa Civil Municipal, da Secretaria de Conservação, da Companhia de Limpeza (Clin) e diversos outros órgãos da prefeitura estão nas ruas desde a madrugada. No Morro do Estado houve um deslizamento e quatro casas foram interditadas. Na Estrada da Garganta, em Santa Rosa, uma barreira deslizou e parte da pista foi fechada. Nos dois casos não houve vítimas. As famílias do Morro do Estado foram para a casa de parentes.

Região Oceânica (Reprodução)
Região Oceânica (Reprodução)

Foram identificados diversos pontos de alagamento no município. Na Região Oceânica diversas vias ficaram alagadas. O escoamento das águas aconteceu de forma rápida. Uma árvore caiu na rua XV de Novembro, no Centro, e a concessionária Ampla foi acionada, já que a árvore caiu em cima da fiação. Na rua Presidente Backer, em Icaraí, houve a queda de um galho e as equipes da Seconser e da Clin já realizaram a retirada.

As chuvas diminuíram por volta das 9h da manhã deste sábado, porém, alguns pontos permanecem alagados.

A previsão ao longo do sábado é de chuva fraca a moderada. A Defesa Civil manterá o estágio de alerta pelas próximas horas.

Durante o estágio de atenção, o segundo em uma escala de quatro níveis, a prefeitura recomenda, entre outras medidas, que a população permaneça ou procure locais seguros, evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos, redobre a atenção no trânsito e evite ficar próximo a árvores ao áreas descampadas em caso de ventania e raios.

Intervenções em Piratininga

Por causa das obras da TransOceânica, a NITTRANS fará as seguintes intervenções no Trecho 5.

Interdição da pista (principal e auxiliar) sentido Itaipu – Largo da Batalha da Estrada Francisco da Cruz Nunes, entre as Ruas Roma e Américo Alves da Costa. – Implantar mão dupla de circulação na pista (principal e auxiliar) sentido Largo da Batalha – Itaipu da Estrada Francisco da Cruz Nunes entre as Ruas Roma e Américo Alves da Costa.

A mão dupla terá duas faixas junto ao canteiro central, sentido Itaipu-Largo da Batalha: duas faixas junto aos lotes divisórios, sentido Largo da Batalha- Itaipu. A Rua Professor Altamiro de Castro, sentido Estrada Francisco da Cruz Nunes – Rua Dr. Salomão Vergueiro da Cruz, terá sentido único de circulação até o final das obras. Na Rua Professor Altamiro de Castro, no lado esquerdo do sentido de circulação, no trecho entre a Estrada Francisco da Cruz Nunes e Dr. Salomão Vergueiro da Cruz estará proibido o estacionamento de veículos.

A Rua Dr. José Chianelli, sentido Rua Salomão Vergueiro da Cruz – Estrada Francisco da Cruz Nunes, terá sentido único de circulação até o fim das obras. Nessa via, o estacionamento de veículos estará proibido no lado direto do sentido de circulação entre a Estrada Francisco da Cruz Nunes e a Rua Dr. Salomão Vergueiro da Cruz. A Rua Rubens Risemberg terá sentido único na direção Estrada Francisco da Cruz Nunes- Rua Dr. Salomão Vergueiro da Cruz.

O estacionamento de veículos na Rua Rubens Risemberg estará proibido no lado direito de circulação entre a Estrada Francisco da Cruz Nunes e a Rua Dr. Salomão Vergueiro da Cruz. O retorno na Estrada Francisco da Cruz Nunes será extinto na altura da Rua José Chianelo, sentido Itaipu-Largo da Batalha. Nas Ruas Dr. Salomão Vergueiro da Cruz entre as Ruas Professor Altamiro de Castro e Rubens Risemberg estará proibido o estacionamento de veículos em ambos os lados. Todas as intervenções passam a valer a partir de 16 de janeiro de 2016 e estarão em vigor até a conclusão das obras.

Atualizada às 11h42

Deixe um comentário