Chuva forte alaga vários bairros de Niterói e São Gonçalo
Uma forte chuva que começou a cair no fim da tarde deste sabado (20), causou muitos transtornos nas cidades de Niterói e São Gonçalo. De acordo com a Defesa Civil, o volume registrado superou os 58 milímetros, índice esperado para quase todo o mês, em apenas pouco mais de uma hora.
Em Niterói, os bairros mais afetados foram Icaraí, Santa Rosa e Centro. Já em São Gonçalo, Maria Paula e Colubande sofreram com a forte tempestade.
Moradores de Icaraí postaram fotos nas redes sociais alertando e informando os po tos de alagamentos no bairro.
Frequentadores de um shopping no Centro de Niterói também divulgaram fotos de como ficou a frente do estabelecimento.
Moradores ouviram sirenes tocando no Morro do Estado.
Por conta da precipitação, as sirenes do Núcleo de Defesa Civil do Morro do Estado foram acionadas e moradores levados, por agentes da própria Defesa Civil, para uma escola da região, por medida de segurança.
Equipes do Samu, Defesa Civil e Assistência Social permanecem no Morro do Estado dando assistência aos moradores, que poderão voltar para suas casas nas próximas horas caso não volte a chover.
O mergulhão Ângela Fernandes ficou interditado por aproximadamente uma hora em virtude do grande volume de detritos, sobretudo, especialmente de garrafas PET e latas de alumínio, que entupiram bueiros e dificultaram a sucção da água pelas bombas instaladas na passagem substerrânea. Equipes de plantão atuaram no local.
Desde o fim da tarde deste sábado, a cidade estava em estágio de atenção e o alerta se mantém em função da aproximação de uma frente fria proveniente de São Paulo.
Apesar da forte chuva e dos elevados índices pluviométricos, não foi registrada nenhuma ocorrência grave na cidade. Equipes da Defesa Civil, da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, além da Emusa, estão nas ruas trabalhando intensamente para limpeza e evitar maiores transtornos.