Vacinação contra a gripe começa no dia 30 de abril no Rio

vacinacaoComeça no próximo dia 30 de abril a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A Secretaria de Saúde espera imunizar 1,4 milhão de pessoas, o que representa 80% dos grupos prioritários, que incluem crianças a partir de seis meses de idade e menores de cinco anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, idosos com idades a partir de 60 anos e doentes crônicos, além de profissionais da área da Saúde. A vacinação vai até o dia 20 de maio.

– A imunização protege contra os principais tipos de vírus da gripe, inclusive, H1N1, de forma extremamente segura e eficaz. Estaremos mobilizados para informar à população sobre a importância de buscar os postos de saúde para tomar a vacina. A grande maioria dos casos de gripe não apresenta complicações, mas entre os grupos prioritários, pode evoluir para formas mais graves. A prevenção é fundamental – destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

A vacina, distribuída pelo Ministério da Saúde para os municípios, imuniza contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

Outros cuidados devem ser adotados como formas de prevenção. Pessoas gripadas devem evitar aglomerações e ambientes fechados, buscando manter os locais ventilados. Hábitos saudáveis, como a alimentação balanceada e a ingestão constante de líquidos, também são importantes.

Registro de casos

Até terça-feira (5/4), a Subsecretaria de Vigilância em Saúde registrou cinco casos de H1N1 confirmados por exames laboratoriais, sendo dois óbitos. De acordo com determinação do Ministério da Saúde, são de notificação obrigatória os casos graves de Influenza. Ou seja: unidades de saúde devem notificar à Secretaria de Estado de Saúde quanto aos casos em que pacientes sejam internados, apresentando quadro de febre alta, tosse, dor de garganta e falta de ar. Os cuidados para evitar o H1N1 são os mesmos a serem adotados contra qualquer tipo de gripe.

Deixe um comentário