URGENTE: Espanhol é internado no DF com sintomas característicos de ebola

UPA de Sobradinho, no Distrito federal está isolada (Reprodução: Correio Braziliense)
UPA de Sobradinho, no Distrito federal está isolada (Reprodução: Correio Braziliense)

Um paciente está isolado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho 2, no Distrito Federal, por apresentar sintomas característicos de ebola. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que o paciente é um espanhol. Ele chegou à UPA na tarde de ontem (17) e também tem outras patologias.

Em nota, a secretaria explicou que, por precaução, foram tomadas as medidas previstas no Protocolo do Ebola e o paciente está isolado até que saia o resultado do exame, o que pode ocorrer ainda nesta quinta-feira (18). A equipe de vigilância epidemiológica foi notificada e acompanha o caso. Segundo a nota, os profissionais que tratam do paciente estão equipados com itens de segurança como luvas, máscara, capote e gorro.

A vendedora de lanches Maria Araújo, que trabalha em frente a unidade de saúde, diz que o movimento nesta manhã está menor que nos outros dias. “Nesse horário já teria mais pessoas procurando a UPA, a movimentação pela manhã costuma ser grande”. Ela relata que, ontem, após a chegada do paciente, algumas pessoas ficaram assustadas e foram embora da unidade de saúde, principalmente mulheres acompanhadas de crianças.

De acordo com o site do jornal Correio Braziliense, o paciente será transferido ainda hoje para um hospital mais adequado “falta de medicamentos, de leito em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), de alimentação e até de lençóis limpos. Para piorar, a rede pública de saúde do Distrito Federal enfrenta uma endemia da superbactéria KPC e, agora, está diante de um possível caso de contaminação por ebola, vírus altamente infeccioso, com taxa de mortalidade entre 24% e 90%, dependendo da cepa”. 

O paciente com suspeita de ebola é um espanhol que esteve há pouco tempo na Libéria, país em que 4.806 pessoas morreram em decorrência do vírus desde o início da epidemia.

O ebola atingiu países da África e é uma febre hemorrágica transmitida pelos contato com fluidos corporais infectados, como vômito, sangue, diarreia e suor. Inicialmente, a pessoa infectada apresenta febre, seguida de dores no corpo, na cabeça e na garganta. Náuseas, vômitos e diarreias costumam preceder a pior fase da doença, que é de sangramentos internos e da pele. Tais sintomas costumam aparecer antes de completados cinco dias da contaminação, porém podem vir até o 20º primeiro dia. O vírus contaminou mais de 26 mil pessoas desde o início da epidemia, há 16 meses, quando 10.823 morreram, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O vírus

O ebola não é transmitido pelo ar. O contágio entre humanos se dá por meio do contato com sangue, secreções ou outros fluidos corpóreos de uma pessoa infectada e somente quando o paciente apresenta sintomas da doença.

Sintomas iniciais:
» Febre repentina
» Fraqueza
» Dor muscular
» Dores de cabeça
» Inflamação na garganta

» Após os sintomas iniciais, o infectado apresenta vômito, diarreia, coceiras, deficiência nas funções hepáticas e renais e, em alguns casos, sangramentos interno e externo.

» Os sintomas podem aparecer de dois a 21 dias após a exposição ao vírus.

Como diagnosticar?

» O diagnóstico do Ebola é difícil porque os primeiros sintomas são comuns a outras infecções. A contaminação só pode ser confirmada em laboratório, após a realização de cinco diferentes testes.

Sobre o autor

Deixe um comentário