Dia do doador de sangue será comemorado no hemonúcleo de São Gonçalo

  •  
  • 11
  •  
  •  
    11
    Shares

Dia do doador de sangue será comemorado no hemonúcleo de SGNo dia 25 de novembro é comemorado em todo o Brasil o Dia do doador de sangue. Por isso, aqueles que comparecerem no Núcleo de Hemoterapia de São Gonçalo, serão recebidos com festa nesta quarta-feira. Camisas em homenagem ao dia do doador e chaveiros serão distribuídos àqueles que dedicarem menos de 20 minutos para salvar uma vida. Atualmente, o Núcleo possui uma média de 30 doadores por dia, quando o número ideal é de 50, por isso a data também servirá de estímulo para toda população.

“Ainda estamos abaixo do ideal, por isso a campanha comemorativa visa não só alertar como estimular a população a doar. Nosso estoque atende as clínicas conveniadas ao Sistema único de Saúde (SUS) e de todas as unidades da rede pública no município, por isso é tão importante não só comemorar esta data, mas refletir também sobre o nosso papel humanitário “, destacou Alexsandra Bianquini, assistente social e responsável pela captação de doadores no Núcleo.

Somente o Complexo Hospitalar Luiz Palmier, no Zé Garoto, utiliza cerca de 300 bolsas de sangue por mês. A necessidade é constante, já que transfusões fazem a diferença para centenas de pacientes diariamente. A doação de cerca de 400 ml realizada por um voluntário pode salvar até cinco vidas, já que todo sangue é separado em diferentes componentes, como hemácias, plasma e plaquetas.

Para realizar a doação basta fazer um cadastro na unidade onde o doador passa por uma triagem clínica com uma entrevista, verifica a pressão arterial e faz o teste de anemia para saber se está apto para realizar a coleta. Após a doação, que dura cerca de 10 minutos, o sangue vai para o fracionamento e uma amostra passa por exames laboratoriais obrigatórios para detectar doenças como HIV, Hepatite B e C, doença de chagas e HTLV. Somente após o resultado dos exames, o sangue é liberado para que seja doado em segurança.

Para ser doador é preciso estar bem de saúde, pesar 50kg ou mais, ter entre 16 e 69 anos de idade, estar alimentado, evitar alimentos gordurosos, não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano. O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, ao lado do Posto de Saúde Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O horário de doação é de segunda à sexta-feira das 7h às 12h

You may also like...