Prefeitura de Niterói inaugura obras da Unidade de Saúde de Santa Bárbara

  •  
  •  
  •  
  •  

_BEA4409O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, inaugurou na tarde desta quarta-feira (12.11) as obras de reforma e ampliação da Unidade de Saúde Dr. Adelmo de Mendonça e Silva, em Santa Bárbara, Zona Norte da cidade.

Inaugurada há 36 anos, pela primeira vez a unidade passou por obras. As intervenções vão melhorar as condições físicas para o atendimento à população e darão mais conforto aos profissionais de saúde que atuam no local.

O posto conta com seis consultórios, que farão atendimento de clínica médica, ginecologia, pediatria e odontologia. O espaço conta também com de salas de grupo, de pré-consulta, de coleta, de curativo, de vacina, de nebulização e farmácia.

Os serviços também foram ampliados. Serão oferecidos atendimentos psicológico, social e nutricional. Futuramente a unidade básica de saúde estará apta a trabalhar a atenção e prevenção do uso de álcool e drogas naquela região.

A obra integra o conjunto de intervenções em unidade básicas de saúde do programa Mais Saúde, cujo objetivo é a expansão da rede básica de saúde no município. A unidade de Santa Bárbara passa a ter capacidade para atender 8 mil pessoas do bairro.

O prefeito Rodrigo Neves destacou que o que a prefeitura vem fazendo na área de saúde é buscar prestar um serviço de melhor qualidade para a população de Santa Bárbara.

“Nós estamos fazendo isso em todas as outras regiões. Estamos reformando e ampliando 25 unidades de saúde. Infelizmente Niterói sofreu com o abandono, especialmente na rede de saúde, com o completo desmantelamento da rede. É um esforço muito grande porque a prefeitura estava endividada e com um quadro fiscal muito deteriorado, mas em função da parceria com o governo federal essas reformas se tornaram possíveis e hoje são uma realidade”, disse o prefeito.

Rodrigo Neves ressaltou ainda o empenho da atual gestão em reconstruir a saúde de Niterói.

“Estamos cada vez mais motivados para reconstruir a saúde de Niterói e dar respeito e dignidade no atendimento à população. Os moradores do bairro serão atendidos a partir de agora em instalações qualificadas, os profissionais terão mais conforto no ambiente de trabalho e tudo isso nos orgulha e nos motiva muito. Quem ganha com esse esforço é a população mais humilde, que precisa da rede básica de saúde, especialmente em bairros da Zona Norte da nossa cidade”, afirmou Neves.

A secretária municipal de Saúde, Solange de Oliveira, disse que os investimentos que vêm sendo realizados contribuirão para que Niterói volte a ser referência na área.

“Estamos nos empenhando na reconstrução da saúde de Niterói, que sempre foi uma cidade pioneira, que lançava políticas públicas de ponta, mas que infelizmente encontramos em uma situação muito delicada. Reconstruir é muito mais difícil do que construir. Essa obra não muda apenas a parte física, modifica uma concepção de atendimento, que dá à população a oportunidade de sentir-se acolhida dentro da unidade, de aguardar o atendimento numa sala de espera digna, o que humaniza o espaço de saúde. Estamos trabalhando muito para construir uma saúde com muito mais qualidade, fortalecendo a atenção básica e ampliando e a qualificação dos serviços. Essa é mais uma conquista”, disse Solange.

Também participaram da inauguração o vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família, Gustavo Rodrigues; os secretários municipais de Obras, Domício Mascarenhas; de Assistência Social e Direitos Humanos, Bira Marques; de Participação Social, Anderson Pipico; a secretária Executiva Maria Célia Vasconcellos; e o ex-secretário municipal de Saúde e deputado federal eleito, Chico D’Angelo.

You may also like...