Procon Estadual autua 13 estabelecimentos de fast food de Niterói
No total, havia treze registros nos Livros de Reclamações de três estabelecimentos vistoriados que não tinham sido enviados a sede do Procon-RJ, como determina a lei. Somente no Mc Donald´s da Av. Quintino Bocaiuva, 61, que fica em São Francisco, foram feitos oito registros. Os fiscais encontraram ratos na área externa do terreno daquela loja e determinaram a dedetização do local e a apresentação do documento comprobatório junto ao Procon em 48 horas. Caso o contrário, ela será interditada.
Em outros três locais o Livro de Reclamações não estava autenticado pelo Procon Estadual. Em um dos estabelecimentos fiscalziados não foi encontrado um exemplar do livro. O Subway de Piratininga e o Bob’s do Plaza Shopping não apresentaram o certificado do Corpo de Bombeiros, Os dois locais receberam o prazo de 48 horas para apresentação do documento sob pena de interdição.
Por meio de nota, o McDonald’s esclareceu o seguinte:
“Identificamos que trata-se de um problema da via pública e que afeta o restaurante. No entanto, informamos que serão cumpridas todas as determinações do Procon, dentro do prazo estabelecido.”
Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Habib´s (Alameda São Boa Ventura, 1086 – Fonseca); Bob´s (Alameda São Boa Ventura, 819 – Fonseca); Burger King (Plaza Shopping); Subway (Av. Quintino Bocaiuva, 151 – São Francisco); Mc Donald´s (Av. Visconde do Rio Branco, 300 – Centro); Bob’s (Bay Market); Mc Donald´s (Av. Visconde do Rio Branco, 360 – Centro); Mc Donald´s (Rua Gavião Peixoto, 31 – Icaraí).
A operação ganhou o nome de fat (gordura) food, numa referência ao alto teor de gordura encontrado em boa parte dos alimentos vendidos em fast food.
Balanço da Operação Fat Food
1 – Mc Donald´s (Av. Quintino Bocaiuva, 61 – São Francisco): Presença de ratos na área externa. Fica determinada a dedetização da área externa do local e apresentação junto ao órgão, no prazo de 48 horas, sob pena de interdição. Havia oito registros no Livro de Reclamações não enviados no prazo e preenchidos incorretamente.
2 – Mc Donald’s (Plaza Shopping – Niterói): Constatados cinco registros no Livro de Reclamações não enviados no prazo legal.
3 – Bob´s (Rua Arariboia, 271 – São Francisco): Produtos vencidos: 1kg de queijo; 1litro e 400ml de xarope de suco de pêssego; 1litro e 400ml de xarope de suco de limão; 1litro e 400ml de xarope de suco de uva; 300ml de xarope de suco de laranja. Sem especificação: 800ml de maionese e 700ml de molho barbecue. Ausência do certificado de potabilidade da agua. Foi constatado um buraco no teto da cozinha. Foi determinado reparo imediato sob pena de interdição.
4 – Burguer King (Shopping Itaipu): Ausência da autenticação do Livro de Reclamações do Procon.
5 – Subway (Plaza Shopping – Niterói): No Livro de Reclamações, sem autenticação do Procon, constam duas reclamações. Havia dois litros de refrigerante vencidos. Dado prazo de 15 dias para apresentar o certificado de desratização.
6 – Bobs (Shopping Itaipu): Livro de Reclamações sem autenticação do Procon.
7 – Subway (Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6501 – Piratininga): Sem especificação: 2kg e 800g de molhos diversos; 450g de salame e 350g de pepperoni. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação sob pena de interdição.
8 – Bob’s (Plaza Shopping): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação sob pena de interdição.
9 – SubWay (Rua da Conceição, 172 – Niterói): Dedetização vencida em 19/02/2016.
10 – Subway (Rua Santa Rosa, 38 – Santa Rosa): Reclamação não enviada no prazo legal.
11 – Burger King (Rua Gavião Peixoto, Icaraí): Livro de Reclamações sem autenticação do Procon, Certificado de potabilidade da agua vencido em 07.03.16.
12 – Subway (Rua Gavião Peixoto, 31 – Icaraí): Produtos vencidos: 200g de salame e 200g de peperoni. Produtos sem especificação: 400g de presunto, 600g de cheddar. Certificado de dedetização vencido em 21/03/16.
13 – Habib´s (Shopping Itaipu): Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do Livro de Reclamações.
Atualizado às 16h58 de 29/03/2016