Procon Estadual autua 13 estabelecimentos de fast food de Niterói

  •  
  • 1.2K
  •  
  •  
    1.2K
    Shares

procon McdonaldsO Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, nesta segunda-feira (28/03), uma ação da Operação Fat Food, que teve o objetivo de fiscalizar redes de fast food no Município de Niterói. Os fiscais verificaram denúncias feitas por consumidores de 21 estabelecimentos e constataram que 13 deles estavam com irregularidades. Foram descartados 12kg de alimentos impróprios ao consumo.

No total, havia treze registros nos Livros de Reclamações de três estabelecimentos vistoriados que não tinham sido enviados a sede do Procon-RJ, como determina a lei. Somente no Mc Donald´s da Av. Quintino Bocaiuva, 61, que fica em São Francisco, foram feitos oito registros. Os fiscais encontraram ratos na área externa do terreno daquela loja e determinaram a dedetização do local e a apresentação do documento comprobatório junto ao Procon em 48 horas. Caso o contrário, ela será interditada.

Em outros três locais o Livro de Reclamações não estava autenticado pelo Procon Estadual. Em um dos estabelecimentos fiscalziados não foi encontrado um exemplar do livro. O Subway de Piratininga e o Bob’s do Plaza Shopping não apresentaram o certificado do Corpo de Bombeiros, Os dois locais receberam o prazo de 48 horas para apresentação do documento sob pena de interdição.

Por meio de nota, o McDonald’s esclareceu o seguinte:

“Identificamos que trata-se de um problema da via pública e que afeta o restaurante. No entanto, informamos que serão cumpridas todas as determinações do Procon, dentro do prazo estabelecido.”

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Habib´s (Alameda São Boa Ventura, 1086 – Fonseca); Bob´s (Alameda São Boa Ventura, 819 – Fonseca); Burger King (Plaza Shopping); Subway (Av. Quintino Bocaiuva, 151 – São Francisco); Mc Donald´s (Av. Visconde do Rio Branco, 300 – Centro); Bob’s (Bay Market); Mc Donald´s (Av. Visconde do Rio Branco, 360 – Centro); Mc Donald´s (Rua Gavião Peixoto, 31 – Icaraí).

A operação ganhou o nome de fat (gordura) food, numa referência ao alto teor de gordura encontrado em boa parte dos alimentos vendidos em fast food.

Balanço da Operação Fat Food

1 – Mc Donald´s (Av. Quintino Bocaiuva, 61 – São Francisco): Presença de ratos na área externa. Fica determinada a dedetização da área externa do local e apresentação junto ao órgão, no prazo de 48 horas, sob pena de interdição. Havia oito registros no Livro de Reclamações não enviados no prazo e preenchidos incorretamente.

2 – Mc Donald’s (Plaza Shopping – Niterói): Constatados cinco registros no Livro de Reclamações não enviados no prazo legal.

3 – Bob´s (Rua Arariboia, 271 – São Francisco): Produtos vencidos: 1kg de queijo; 1litro e 400ml de xarope de suco de pêssego; 1litro e 400ml de xarope de suco de limão; 1litro e 400ml de xarope de suco de uva; 300ml de xarope de suco de laranja. Sem especificação: 800ml de maionese e 700ml de molho barbecue. Ausência do certificado de potabilidade da agua. Foi constatado um buraco no teto da cozinha. Foi determinado reparo imediato sob pena de interdição.

4 – Burguer King (Shopping Itaipu): Ausência da autenticação do Livro de Reclamações do Procon.

5 – Subway (Plaza Shopping – Niterói): No Livro de Reclamações, sem autenticação do Procon, constam duas reclamações. Havia dois litros de refrigerante vencidos. Dado prazo de 15 dias para apresentar o certificado de desratização.

6 – Bobs (Shopping Itaipu): Livro de Reclamações sem autenticação do Procon.

7 – Subway (Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6501 – Piratininga): Sem especificação: 2kg e 800g de molhos diversos; 450g de salame e 350g de pepperoni. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação sob pena de interdição.

8 – Bob’s (Plaza Shopping): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação sob pena de interdição.

9 – SubWay (Rua da Conceição, 172 – Niterói): Dedetização vencida em 19/02/2016.

10 – Subway (Rua Santa Rosa, 38 – Santa Rosa): Reclamação não enviada no prazo legal.

11 – Burger King (Rua Gavião Peixoto, Icaraí): Livro de Reclamações sem autenticação do Procon, Certificado de potabilidade da agua vencido em 07.03.16.

12 – Subway (Rua Gavião Peixoto, 31 – Icaraí): Produtos vencidos: 200g de salame e 200g de peperoni. Produtos sem especificação: 400g de presunto, 600g de cheddar. Certificado de dedetização vencido em 21/03/16.

13 – Habib´s (Shopping Itaipu): Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do Livro de Reclamações.

Atualizado às 16h58 de 29/03/2016

You may also like...