Barcas passarão a operar por sistema de intervalos nos horários de pico

  •  
  •  
  •  
  •  



barcasWhats125-125A Secretaria de Transportes e a Agetransp informam que será implantado novo sistema operacional no serviço de barcas nos horários de pico nas linhas Praça XV – Arariboia e Praça XV – Charitas. Durante os horários de pico da manhã e da tarde, as embarcações sairão em esquema de intervalos: a cada 10 minutos em Arariboia e 15 minutos em Charitas, e não mais em grade de horário fixo como em vigor atualmente. Com isso, quando uma embarcação atingir a lotação máxima será imediatamente liberada para fazer a viagem e a próxima embarcação sairá no intervalo pré-determinado (10 minutos em Arariboia e 15 minutos Charitas), reduzindo assim o tempo de espera para as travessias.

O objetivo é melhorar os processos de gestão da operação, aumentar a transparência das informações operacionais com os usuários, reduzir os tempos de espera e evitar formação de filas. A mudança, que entra em vigor para o serviço Charitas dia 19/10 e dia 26/10 para o serviço Arariboia, é resultado de pesquisa realizada junto aos usuários do sistema aquaviário, que durou três semanas, e revelou que 82,43% dos passageiros de Charitas e 79,06% dos usuários de Arariboia preferem o novo modelo de operação por intervalos. Ao todo, 1.868 usuários foram ouvidos.

– O sistema de intervalos está baseado nas melhores práticas internacionais. Com a nova operação teremos mais flexibilidade para ajustar a grade de partidas nos horários de pico. O resultado para o passageiro será um serviço mais ágil e eficiente. Como toda mudança, teremos um período de adaptação e poderemos fazer ajustes sempre que necessário – disse o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

Para informação dos usuários, será implantada pela concessionária CCR Barcas, a partir da próxima semana, campanha de comunicação que incluirá distribuição de panfletos, avisos sonoros, cartazes, além de informações por meio do site da empresa e redes sociais.

You may also like...